68% dos brasileiros são contra legalizar o aborto, diz Ibope

A rejeição ao aborto é maior entre os jovens

1027 0

Levantamento também mostra que a maioria da população é a favor da redução da maioridade penal e contra a legalização da maconha  

Da Redação

O Ibope divulgou pesquisa de opinião pública sobre os Dilemas do brasileiro: entre a descrença no presente e a esperança no futuro. O instituto fez 1568 entrevistas em 108 municípios do país sobre diversos temas, entre eles a questão do aborto.

De acordo com o levantamento, 68% dos entrevistados discordaram totalmente da frase “O aborto deveria ser permitido no Brasil em qualquer circunstância”. Apenas 10% disseram concordar totalmente.

Chama a atenção que a rejeição ao aborto é maior entre os jovens, o índice sobe para 70% entre entrevistados de 16 a 24 anos e para 73%, entre 35 a 44 anos.

Quanto à escolaridade, quando se trata de entrevistados com nível superior, o índice de rejeição caiu para 59%. Entre os entrevistados com ensino médio, 71% afirmaram ser contrários e entre os que têm ensino fundamental foram 74%.

Vale lembrar que números do Ministério da Saúde mostraram que, em 2016, quatro mulheres morreram diariamente por complicações de aborto. Só internações por complicações em razão da interrupção da gravidez chegaram a 123.312 naquele ano. Em geral, mulheres pobres são as maiores vítimas, pois não têm dinheiro para pagar o procedimento em clínicas.

Maioridade penal

Outro tema questionado pelo Ibope foi em relação à redução da maioridade penal para 16 anos. Os entrevistados foram chamados a responder se concordavam ou não com a seguinte frase: “A redução da maioridade penal para 16 anos diminuiria a criminalidade”. 55% disseram concordar totalmente e 21% discordaram.

Maconha

A legalização da maconha também fez parte da pesquisa. 57% dos entrevistados acreditam que a sua legalização não diminuiria o crime. Somente 20% disseram que reduziria.


Foto: NINJA



No artigo

x