Colégio no RJ faz crianças usarem “black face” para homenagear Consciência Negra

Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental encenaram peças de teatro em homenagem ao Mês da Consciência Negra e aluna branca fez black face – o que para muitos é considerado racismo – para...

1428 0

Crianças do 5º ano do Ensino Fundamental encenaram peças de teatro em homenagem ao Mês da Consciência Negra e aluna branca fez black face – o que para muitos é considerado racismo – para interpretar protagonista, mesmo com uma menina negra na turma. Após críticas, página do colégio deletou postagens

Por Redação

Causou polêmica nas redes sociais uma postagem feita essa semana pela página do colégio Corrêa Dantas, em Duque de Caxias (RJ), no Facebook. A publicação mostrava crianças do 5º ano do Ensino Fundamental encenando peças de teatro em homenagem ao Mês da Consciência Negra. O problema é que, para prestar a homenagem, as crianças tiveram que pintar o rosto de preto – prática conhecida como “black face” que, para militantes do movimento negro, é considerado um gesto racista.

Em uma das fotos [acima], é possível ver uma aluna branca com o rosto pintado de preto interpretando o papel da protagonista da peça “Menina bonita laço de fita”. O detalhe é que, na mesma turma, há uma menina negra que poderia fazer o papel. Na foto, ela está segurando um pano com o nome da encenação.

Em outra foto [abaixo], é possível ver a menina negra, com o rosto também pintado de preto, fazendo a protagonista de outra encenação: “O Cabelo de Lele”.

Reprodução/Facebook

Internautas lotaram a página do colégio com críticas ao suposto incentivo ao racismo. Após as reclamações, a página do colégio deletou as publicações. Fórum tentou entrar em contato com a escola mas as chamadas não foram atendidas.

 

 



No artigo

x