Apoiadores da Fórum vão à sessão exclusiva do filme O jovem Karl Marx, de Raoul Peck

Longa, que estreia no Brasil no dia 28 de dezembro, faz um recorte da vida do revolucionário e intelectual alemão

500 0

Longa, que estreia no Brasil no dia 28 de dezembro, faz um recorte da vida do revolucionário e intelectual alemão, mostrando o início de suas ideias, a amizade com Friedrich Engels e o início do movimento operário em meio à era moderna

Da Redação

O filme O jovem Karl Marx, dirigido pelo cineasta haitiano Raoul Peck (do documentário indicado ao Oscar Eu não sou seu negro), distribuído pela California Filmes com apoio da editora Boitempo, narra a história do importante revolucionário e intelectual alemão.  A estreia será somente em 28 de dezembro, mas cinco apoiadores da Fórum foram sorteados para assistir a uma sessão exclusiva na sexta (24/11), em São Paulo, no Cinemark do Shopping Pátio Paulista.

Fundador da doutrina comunista moderna, Marx nasceu em maio do ano de 1818 e morreu em março de 1883. O longa inicia com o jovem Marx aos 26 anos, quando embarca com sua esposa Jenny na jornada para o exílio. Em Paris, em 1844, eles encontram o jovem Friedrich Engels, filho de um dono de fábrica que estudou o sórdido começo do proletariado inglês. Engels traz a Marx o pedaço faltante do quebra-cabeças que compõe sua nova visão do mundo. Juntos, entre a censura e as batidas policiais, protestos e revoltas políticas, presidem o nascimento do movimento trabalhista, que até então era feito de modo esporádico e não organizado. Isso cresce para ser a mais completa transformação teórica e política no mundo desde a Renascença – liderado, contra todas as expectativas, por dois brilhantes, insolentes e espertos jovens bem-nascidos.

Segundo o diretor Raoul Peck, o objetivo foi criar uma atmosfera que mostrasse a realidade dos anos de 1840, “a dureza das fábricas na Inglaterra, as ruas decrépitas e nojentas de Manchester (comparadas com uma boa cidade), a privilegiada atmosfera dos interiores parisienses (residências luxuosas, livrarias, etc.), e a energia e vontade da juventude de mudar o mundo, tudo combinado para ilustrar os anos de desigualdade”.

“Queríamos ficar o mais próximo possível da realidade da história desses personagens maiores que a vida, o mais perto possível do espírito da época. É por essa razão que preferimos usar as fontes diretas antes de qualquer coisa, e não as geralmente plagiadas entre si e muitas vezes errôneas interpretações de vários editores e cronistas”, destaca Peck.

Assista ao trailer

FICHA TÉCNICA
Título: O jovem Karl Marx
Título original: Le jeune Karl Marx
Direção: Raoul Peck
Elenco: August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps
Gênero: Drama
País: França, Alemanha, Bélgica
Ano: 2017
Duração: 118 min
Estreia: 28 de dezembro de 2017 em salas de cinema de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

 



No artigo

x