Sociólogo Manuel Castells faz conferência no Rio no dia 6/12

Autor de diversos livros, ele falará sobre a crise da democracia liberal no Teatro Oi Casagrande

1477 0

Autor de diversos livros, ele falará sobre a crise da democracia liberal no Teatro Oi Casagrande

Da Redação

Um dos sociólogos mais citados do mundo, o espanhol Manuel Castells virá ao Brasil para a conferência A ruptura: a crise da democracia liberal, que acontece no dia 6 de dezembro, a partir das 18h30, no Teatro Oi Casagrande, no Rio de Janeiro (RJ). O evento faz parte do seminário Urbe – Perspectivas contemporâneas, realizado pela Arena Digital, com promoção da OAB/RJ, Instituto Joaquim Herrera Flores, INP – Novos Paradigmas, Teatro Oi Casagrande, Instituto BR Arte e apoio da Revista Fórum.

Castells é autor de obras de referência como Sociedade em Rede (1996), primeiro volume da trilogia A Era da informação: Economia, sociedade e cultura, no qual analisa o mundo mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação e defende o conceito de “capitalismo informacional”; A galáxia da Internet (2001), em que aborda a relação entre vida virtual e vida real; e o mais recente, Redes de indignação e esperança – movimentos sociais na era da internet, de 2012, que trata dos movimentos em rede na contemporaneidade.

A abertura da conferência será feita pela jornalista Flávia Oliveira (GloboNews) e pelo advogado e ex-ministro da Justiça Tarso Genro (INP). A mediação e apresentação ficarão por conta de Carol Proner (UFRJ) e Vinicius Wu (PUC-Rio), respectivamente. A entrada será gratuita, e os convites distribuídos a partir das 17h na porta do teatro.

O objetivo do seminário é refletir a respeito das tensões e impasses contemporâneos relacionados ao desenvolvimento das instituições democráticas e ao funcionamento do Estado de Direito na sociedade em rede.

Durante o dia, a partir das 10h, haverá o Colóquio perspectivas contemporâneas (evento fechado para convidados), que terá palestras de Ana Amelia Menna Barreto (OAB/RJ); Luiz Viana Queiroz (OAB/BA); Henrique Paim (FGV); Flávia Oliveira (GloboNews); Tatiana Roque (UFRJ); Vinicius Wu (PUC/Rio); Ricardo Henriques (Instituto Unibanco); Fabiano Machado (INP); Paulo Petri (INP); Carol Proner (IJHF); Luana Bentes; Bruna Santos (Columbia Center); Renato Rovai (Revista Fórum). Mediação: Felipe Santa Cruz (presidente da OAB/RJ) e Tarso Genro (INP).

Serviço
Conferência “A ruptura: a crise da democracia liberal”, com Manuel Castells
Dia 6 de Dezembro de 2017 às 18:30
Teatro Oi Casagrande ( Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon – Rio de Janeiro/RJ)
Inscrições: http://urbe2017.com
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/221021671770299/



No artigo

x