Atriz trans, Renata Carvalho celebra RG com nome feminino

Ela é protagonista do espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, sucesso de público, que foi censurado duas vezes este ano.

1016 0

Ela é protagonista do espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, sucesso de público, que foi censurado duas vezes este ano.

Da Redação*

Renata Carvalho pode comemorar seu novo documento de identidade, com nome feminino. A atriz tran, que foi perseguida e censurada este ano por encenar a peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, da autora escocesa Jo Clifford e com direção de Natalia Mallo, ganhou na Justiça o direito de prosseguir com a encenação, sucesso de público por onde passa, e de mudar de nome nos documentos, fazendo de seu nome social seu nome real. As informações são do blog do Arcanjo, no UOL.

Nesta semana, após muita luta, ela conquistou o direito de ter o RG como sonhava. “Preciso confessar que ando pra cima e pra baixo com meu novo RG”, diz ela, satisfeita. A atriz lembra que passou por muitas humilhações por antes ter de usar um documento com nome masculino. Ela conta que ouvia comentários do tipo: “Nossa, você me enganou”, “Você é travesti? Nem parece”, “Nossa, você nem parece que é homem”, “Se eu visse na rua não iria perceber”, “Vocês são melhores que muitas mulheres”.

Agora, Renata revela olhar com carinho a todo momento para o documento novo. “Ainda não acreditando que ele existe, olho o nome, a assinatura”, fala. A atriz diz que, ao olhar para o documento, vêm muitas frases em sua cabeça. Do tipo: “Qual seu nome verdadeiro?”, ”Qual nome nos seus documentos?” Ou ainda “Você é de mentira, falsa, não existe”.

Diante de tudo isso, ela celebra: “Agora, tenho esse documento provando quem eu realmente sou, por isso, ando pra cima e pra baixo talvez como uma criança que ganha algo que tanto queria”.

*Com informações do blog do Arcanjo no UOL

Foto: Anderson Carvalho/Divulgação

 



No artigo

x