Entre os leitores da Folha, Alckmin e Lula ficam empatados

Se Lula for impedido pela Justiça de concorrer e o ex-prefeito Fernando Haddad assumir a candidatura do PT, Alckmin e o petista continuariam sendo os preferidos dos leitores, segundo o Datafolha

1486 0

Se Lula for impedido pela Justiça de concorrer e o ex-prefeito Fernando Haddad assumir a candidatura do PT, Alckmin e o petista continuariam sendo os preferidos dos leitores, segundo o Datafolha

Da Redação*

O Datafolha fez pesquisa com os seus leitores e descobriu que entre eles o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem uma ligeira preferência para a eleição presidencial de 2018, com 23% das intenções de votos. Em segundo lugar ficou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 16%. O próprio jornal afirma, no entanto, que como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos, os dois estão tecnicamente empatados.

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

O jornal paulistano surgiu em 1921, em oposição ao jornal O Estado de São Paulo, que então tinha um perfil mais conservador, representativo das elites rurais. A Folha foi o principal veículo de divulgação e apoio da histórica campanha das diretas em 1984, até se transformar, assim como o seu principal concorrente, no veículo preferido dos ideais neoliberais.

Mesmo assim, se Lula for impedido pela Justiça de concorrer e o ex-prefeito Fernando Haddad assumir a candidatura do PT, Alckmin e o petista continuariam sendo os preferidos dos leitores, segundo o Datafolha.

Para chegar à conclusão de que Alckmin é o preferido, o Datafolha entrevistou, por telefone, 600 leitores que assinam a Folha ou residem com um assinante em todo o país, entre os dias 14 e 19 de dezembro passado. A pesquisa é representativa do total de leitores nas plataformas impressa e digital no Brasil.

O próprio Datafolha, no entanto, em pesquisa nacional feita no fim de novembro, trouxe Lula na liderança da corrida presidencial, com 36% das intenções de voto, e o deputado Jair Bolsonaro em segundo lugar, com 18%. Alckmin alcançava nesta enquete apenas 7% das intenções de votos, o equivalente a um terço do apoio que tem entre leitores da Folha.

Entre os leitores da Folha, Bolsonaro aparece com 8% das intenções de voto, empatado com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e a ex-ministra Marina Silva (Rede).

*Com informações da Folha

Foto: Edson Lopes Jr./Governo de SP



No artigo

x