3º Concurso Aprender e Ensinar anuncia vencedores | Revista Fórum
22 de Fevereiro de 2013, 21h56

3º Concurso Aprender e Ensinar anuncia vencedores

Cerimônia de premiação reúne os 65 professores finalistas que desenvolvem tecnologias sociais em sala de aula, 6 deles irão à Tunísia

Da esq. para dir.: Maria Inês Bodanesi, do Banco do Brasil; Maria Sueli Fonseca Golçalves, vencedora do Sudeste; Paulo César Machado, diretor da Fundação Banco do Brasil; Fernando Nunes de Vasconcelos, do Nordeste; Marcio Tunholi, do Banco do Brasil; Tania Vital da Silva Gomes, do Centro-Oeste; Renato Rovai, da Revista Fórum; Rafael João Ribeiro, dos Institutos Federais; Maurício Prado, do Ministério da Educação; Teresinha Deuner Ribeiro, do Sul; Jorge Streit, presidente da FBB; Jemima Silva de Paula, do Norte; e Eder Melo, diretor da FBB.

Na noite desta sexta-feira (22), foram anunciados os seis vencedores do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasi. Eles vão ganhar uma viagem à Tunísia para participar do Fórum Social Mundial 2013. A cerimônia de premiação do concurso aconteceu em Brasília, onde está sendo realizado o encontro dos 65 finalistas. Todos eles receberam troféus, tablets e um ano de assinatura da Fórum.

O evento, transmitido pela internet, começou na tarde de sexta, quando os professores apresentaram suas iniciativas desenvolvidas em sala de aula. Os projetos buscam promover a preservação ambiental, geração de trabalho e renda, inclusão digital, inclusão de pessoas com deficiência, valorização da cultura local e resgate de saberes tradicionais, o uso de games e novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas pedagógicas, entre outras boas ideias.

“Temos que apostar na capacidade transformadora desses projetos e a capacidade de mudar a realidade do país”, disse o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit. O objetivo do concurso é disseminar as tecnologias sociais na educação e reconhecer as iniciativas dos professores. “Foram quase 5 mil professores inscritos, todos estão trantando de tecnologias sociais em sala de aula, isso é transformador”, afirmou Streit.

Em sua terceira edição, o 3º Concurso Aprender e Ensinar recebeu 4.698 inscrições de professores de todo o País. Desses, 1.780 se certificaram, ou seja, detalharam as iniciativas ou propostas desenvolvidas em suas escolas que aproximam os estudantes, os demais professores ou a comunidade do tema tecnologia social.

O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao Fórum Social Mundial de Belém (PA) em janeiro de 2009. Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011.

Confira abaixo os seis vencedores do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais:

Categoria: Institutos Federais
Rafael João Ribeiro
Telêmaco Borba (PR)
Projeto: Jogos Digitais para atender as Tecnologias Sociais
Instituto Federal do Paraná – Câmpus Telêmaco Borba

Categoria Regional Norte
Jemima Silva de Paula
Manaus (AM)
Projeto: Educação ambiental: Além dos muros da escola – Forros Ecológicos
Escola Municipal Boa Esperança

Categoria Regional Sul
Iara Teresinha Deuner Ribeiro
Xangri-lá (RS)
Projeto: Sempre cabe mais um
Escola Estadual de E. M. Albatroz

Categoria Regional Centro-Oeste
Tania Vital da Silva Gomes
Campo Grande (MS)
Título: “Escola e comunidade: Inovar para transformar”
Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattas Filho

Categoria Regional Nordeste
Fernando Nunes de Vasconcelos
Bela Cruz (CE)
Projeto: Cisterban: Semeando vida no Semiárido Cearense através de um sistema de captação de baixo custo
Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas

Categoria Regional Sudeste
Maria Sueli Fonseca Golçalves
São Paulo (SP)
Projeto: Um projeto uma paixão – Academia Estudantil de Letras
Rede Municipal de São Paulo

Mais informações e transmissão ao vivo: www.aprenderensinarts.com.br, www.revistaforum.com.br e www.fbb.org.br.