Imprensa livre e independente
28 de janeiro de 2019, 12h33

Advogado da Vale diz que mineradora não é responsável por rompimento de barragem em Brumadinho

Segundo Sergio Bermudes, um dos principais juristas que defende a Vale, por esse motivo a diretoria da empresa não se afastará do comando "em hipótese alguma".

(Divulgação/Presidência da República)
Reportagem de Mônica Bergamo, no site da Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (28), informa que o advogado Sergio Bermudes, um dos principais do time que representa a Vale, disse que a mineradora não tem responsabilidade no rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que já conta 60 mortos e mais de 300 desaparecidos. “A Vale não enxerga razões determinantes de sua responsabilidade. Não houve negligência, imprudência, imperícia”, afirma o defensor. “Por que uma barragem se rompe? São vários os fatores, e eles agora vão ser objeto de considerações de ordem técnica”. Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019....

Reportagem de Mônica Bergamo, no site da Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (28), informa que o advogado Sergio Bermudes, um dos principais do time que representa a Vale, disse que a mineradora não tem responsabilidade no rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que já conta 60 mortos e mais de 300 desaparecidos.

“A Vale não enxerga razões determinantes de sua responsabilidade. Não houve negligência, imprudência, imperícia”, afirma o defensor. “Por que uma barragem se rompe? São vários os fatores, e eles agora vão ser objeto de considerações de ordem técnica”.

Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Segundo ele, por esse motivo a diretoria da empresa não se afastará do comando “em hipótese alguma”. A sugestão foi feita neste domingo pelo senador Renan Calheiros (PMDB), que defendeu o “afastamento cautelar” e “urgente” de toda a diretoria da empresa.

“Só uma assembleia geral [dos acionistas da empresa] poderia afastar seus diretores. E eles não vão renunciar. A renúncia não ajudaria a companhia, perturbaria a continuidade das medidas que ela, do modo mais louvável, está tomando”. Para ele, “não cabe renúncia pois não se identificou dolo e muito menos culpa” dos executivos da Vale.

Veja também:  Acesso a dados sigilosos de estudantes estaria por trás de demissão no Inep: "É crime", diz Haddad

O advogado critica o senador alagoano. “Falando agora em nome próprio, e não da empresa: eu lamento muito as declarações do senador Renan Calheiros. Vejo como uma tentativa pecaminosa de capitalizar, com declarações levianas, em cima da tragédia”, diz.

Agora que você chegou ao final desse texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum