Seja Sócio Fórum
25 de abril de 2015, 11h48

Agência de blogueiro pago pelo governo de SP trabalhou para Aécio, diz jornal

Dono da agência mineira Brasil Comunicação confirmou que acionou a Appendix, de Fernando Gouveia, para prestar serviços à campanha do tucano à presidência da República, em 2014; PSDB mineiro nega

Dono da agência mineira Brasil Comunicação confirmou que acionou a Appendix, de Fernando Gouveia, para prestar serviços à campanha do tucano para presidente, em 2014; PSDB mineiro nega Por Redação Zuza Nacif (Reprodução/Facebook) A Appendix, agência do blogueiro e advogado Fernando Gouveia (mais conhecido como Gravataí Merengue), que recebeu recursos do governo de São Paulo e mantinha site antipetista, foi acionada pela Brasil Comunicação, de Belo Horizonte, para trabalhar na campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência da República. As informações são do jornal O Tempo. Em um primeiro momento, o publicitário Zuza Nacif, proprietário da empresa mineira, confirmou a relação com a agência paulista....

Dono da agência mineira Brasil Comunicação confirmou que acionou a Appendix, de Fernando Gouveia, para prestar serviços à campanha do tucano para presidente, em 2014; PSDB mineiro nega

Por Redação

Zuca Nacif (Reprodução/Facebook)

Zuza Nacif (Reprodução/Facebook)

A Appendix, agência do blogueiro e advogado Fernando Gouveia (mais conhecido como Gravataí Merengue), que recebeu recursos do governo de São Paulo e mantinha site antipetista, foi acionada pela Brasil Comunicação, de Belo Horizonte, para trabalhar na campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência da República. As informações são do jornal O Tempo.

Em um primeiro momento, o publicitário Zuza Nacif, proprietário da empresa mineira, confirmou a relação com a agência paulista. No entanto, depois que a reportagem contatou o PSDB de Minas Gerais – que admitiu o contrato com a Brasil Comunicação em 2014, mas negou a participação da Appendix na campanha de Aécio –, Nacif voltou atrás e disse que a parceira com Fernando Gouveia teria acontecido, na verdade, em 2013, em situação não relacionada à campanha tucana. Pelo serviço, a Appendix teria recebido R$ 30 mil.

Matéria do jornal Folha de S. Paulo que denunciou os pagamentos mensais de R$ 70 mil da gestão de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) a Gouveia citava a Brasil Comunicação como cliente da Appendix. À Folha, a agência de Belo Horizonte declarou não ter qualquer ligação com a paulista.

A relação entre a Brasil Comunicação e o PSDB já foi assunto outras vezes. Segundo a reportagem de O Tempo, em maio de 2013, a agência foi citada pelo site da revista Veja como administradora de perfis falsos na internet, para postagens em defesa de Aécio. À ocasião, a empresa negou prestar o serviço ao PSDB, mas admitiu ter contrato com o partido.

Nacif também é militante tucano. Já neste ano, a Folha publicou que ele era um dos responsáveis pela distribuição de vídeos no WhatsApp chamando para os protestos de 15 de março. O material usava imagens da campanha de Aécio Neves, mas o publicitário negou a produção dos vídeos.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum