15 de maio de 2018, 14h31

Ainda dá tempo de se inscrever no curso de Jornalismo Digital da Fórum

Curso da plataforma de EaD da Revista Fórum, com o editor do veículo, Renato Rovai, traz uma visão geral da história da internet, da produção em rede, as oportunidades de trabalho neste mercado e as possibilidades das novas tecnologias.

Ainda dá tempo de participar do curso Jornalismo Digital: história, conceito, técnica e desafios, com Renato Rovai. Faça a sua matrícula aqui.

As aulas são transmitidas ao vivo pela plataforma de cursos a distância da Revista Fórum, às terças-feiras, das 19h às 21h30, onde o aluno pode interagir. Todas ficam disponíveis na plataforma e o participante pode assisti-la quando quiser. E poderão ser marcados encontros para tirar dúvidas.

O curso aborda como se produz informação nas dinâmicas do novo ecossistema midiático, oferece uma visão geral da história da internet, da produção em rede, as oportunidades de trabalho neste mercado e as possibilidades das novas tecnologias.

Podem participar jornalistas, ativistas, estudantes de jornalismo e de outras áreas, além de interessados em geral. Todos receberão certificado de participação.

Quem é #sóciofórum pode se matricular com 30% de desconto. Fique sócio aqui.

Ementa

Aula 1: História da Internet e dos produtos informativos em redes digitais.
Aula 2: História do Jornalismo Digital (com destaque para o Brasil).
Aula 3: Características de produção no jornalismo digital. O que é um bom texto e como se pode usar numa matéria as linguagens permitidas no ambiente digital.
Aula 4: Gêneros jornalísticos no digital e suas diferenças do jornalismo analógico: hard news, reportagem, opinião, jornalismo investigativo, entrevista pingue pongue, debates ao vivo, streaming, infografia, de dados, cultural etc.
Aula 5: Conhecendo e debatendo modelos de veículos com diferentes características jornalísticas.
Aula 6: Entendendo Modelos de negócio: tradicional, financiados por fundações, pequenos empreendimentos e de coletivos.
Aula 7: Fake News, ética jornalística, o espaço da opinião, checagem e o que fazer para evitar erros na velocidade do digital.
Aula 8: Conversando sobre caminhos para buscar sobreviver fazendo o que gosto e atuando de forma livre no ecossistema digital.

Assista abaixo a um resumo da primeira aula

Sobre Renato Rovai

Graduado em Jornalismo na Universidade Metodista, no ABC. Trabalhou em diversos jornais e veículos de comunicação, como o Diário do Grande ABC, Diário de Minas, TV Gazeta, Editora Globo e Revista do Brasil até, em 1994, abrir a Editora Publisher Brasil, empresa que é sócio-diretor até os dias de hoje e já editou mais de cem livros. Em 2001, no primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, lançou a Revista Fórum. A publicação foi impressa, mensal e vendida em bancas até dezembro de 2013. Desde 2014 é on line, tendo se tornado um dos principais produtos de informação independente no Brasil e uma das maiores audiências da internet. Na Fórum, mantém o Blog do Rovai, onde publica análises políticas. É mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutor pela Universidade Federal do ABC. Entre outros livros, é autor de “Midiático poder – o caso Venezuela e a guerrilha informativa” e organizador e autor da obra “Golpe 16”, que reuniu diversos jornalistas e blogueiros brasileiros. Foi professor de Jornalismo na Universidade Santa Cecília, Cásper Líbero e USP.

Sobre o curso

Duração: 2 meses (8 aulas de 2h30)
Investimento: 3 x R$ 100
Endereço: www.cursosforum.com.br

Quem estiver em Santos pode participar presencialmente na sede da Revista Fórum em Santos-SP (Rua Primeiro de Maio, 57 – Aparecida).