Seja Sócio Fórum
22 de março de 2019, 14h29

Após ameaças de ataques em redes sociais, faculdades cancelam aulas no interior de São Paulo

Segundo investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), diligências feitas nesta sexta-feira mostraram que as informações divulgadas sobre o ataque eram falsas e não diziam respeito à cidade

Uma ameaça compartilhada nas redes sociais, com erros de português e gírias, fez com que duas universidades do interior paulista cancelassem as aulas nesta sexta-feira (22). “Eu e meu amigos ta planejando um ataque la viu e o bixo vai pegar amanha [hoje, sexta]”, diz trecho do texto. Nas postagens, os supostos autores do ataque se referem à Faculdade de Direito de Franca (FDF) como “brejão”, em alusão à região da cidade em que está localizada. A propagação em redes sociais da suposta ameaça indiscriminada a todos, em uma “ação orquestrada” assustou pais e alunos e rapidamente se propagou, sendo...

Uma ameaça compartilhada nas redes sociais, com erros de português e gírias, fez com que duas universidades do interior paulista cancelassem as aulas nesta sexta-feira (22).

“Eu e meu amigos ta planejando um ataque la viu e o bixo vai pegar amanha [hoje, sexta]”, diz trecho do texto. Nas postagens, os supostos autores do ataque se referem à Faculdade de Direito de Franca (FDF) como “brejão”, em alusão à região da cidade em que está localizada.

A propagação em redes sociais da suposta ameaça indiscriminada a todos, em uma “ação orquestrada” assustou pais e alunos e rapidamente se propagou, sendo o estopim para a suspensão das aulas.

A FDF e o Centro Universitário Municipal de Franca (Unifacef), ambas autarquias municipais, cancelaram todas as atividades administrativas.

“Por determinação da Reitoria, as aulas e as atividades administrativas […] estão suspensas por motivo de segurança de estudantes, professores, funcionários e demais pessoas que frequentam regularmente o Unifacef”, diz trecho do comunicado da instituição de ensino.

Segundo investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), diligências feitas nesta sexta-feira mostraram que as informações divulgadas sobre o ataque eram falsas e não diziam respeito à cidade.

A mensagem, de acordo com a investigação, já circulou em outra cidade no início da semana com o mesmo teor.

O Unifacef, em novo comunicado, informou que as atividades previstas para este sábado (23) estão mantidas.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum