Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

07 de junho de 2019, 10h33

Após ataque cibernético, falsa morte de deputado federal é anunciada nas redes; Câmara será acionada

Os detalhes sobre a suposta morte do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) eram tantos que ainda mencionava modelo e prefixo do jatinho, além de imagens dos destroços da aeronave e os nomes dos pilotos. As fotos, no entanto, eram de um acidente aéreo de 2018 em Campos do Jordão (SP)

Foto: Richard Silva/ PCdoB na Câmara

Somando à lista de figuras públicas a sofrerem com a divulgação das chamadas fake news, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) teve sua morte falsamente anunciada no fim dessa quarta-feira (4), após o Portal do Governo do Estado do Maranhão sofrer um ataque cibernético. O parlamentar afirmou que acionará a Câmara para que o caso seja esclarecido.

Rico em detalhes, o falso comunicado informava hora e o local do falecimento do parlamentar, após um suposto acidente de avião, na noite da quarta, próximo à cidade de Chapadinha, no interior do Maranhão. Os detalhes eram tantos que ainda mencionava modelo e prefixo do jatinho, além de imagens dos destroços da aeronave e os nomes dos pilotos. As fotos usadas na criação do conteúdo fake foram retiradas de um acidente de helicóptero que vitimou seis representantes da Indústria Farmacêutica Cristália, em novembro de 2018, na região de Campos do Jordão (SP).

Em nota, a assessoria do deputado confirmou tratar-se de uma informação mentirosa e garantiu que a invasão aos sites será devidamente investigada, para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos. O blog falou com o deputado e constatou que ele está vivo.

Veja também:  México anuncia criação de campos de refugiados

Pelo Twitter, o parlamentar maranhense também desmentiu o ocorrido. “Atenção!!! Postagem CRIMINOSA reproduzida no WhatsApp diz que morri há pouco em acidente aéreo. Estou aqui vivo, graças a Deus. E adotando as providências para descobrir quem cometeu tamanho absurdo”, escreveu.

Primeiro vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, Márcio Jerry tem defendido amplamente a criação de soluções legislativas e a formalização do debate em torno do fenômeno das fake news e dos crimes cibernéticos. Ele solicitou uma subcomissão que chegou a ser criada para discutir a temática na Casa Legislativa, com sua primeira reunião a ser definida em breve.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum