Imprensa livre e independente
08 de março de 2019, 19h02

Apostila com foto de Bolsonaro na capa é distribuída em escola de Guarulhos (SP)

O responsável pela distribuição da apostila com a foto do presidente e da primeira-dama teria sido o próprio diretor da escola municipal Sophia Fantazzini Cecchinato, que é simpatizante de Bolsonaro; atitude fere o princípio de impessoalidade previsto na Constituição

Reprodução
Uma apostila de planejamento cuja capa é uma foto de Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle Bolsonaro foi distribuída a professores de uma escola pública de Guarulhos (SP). O caso aconteceu na Escola Municipal Sophia Fantazzini Cecchinato, que está credenciada para dar aulas nas categorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Fórum recebeu uma foto da apostila em questão que contém, inclusive, a logomarca da Prefeitura de Guarulhos. Fontes ouvidas pela reportagem informaram que muitos professores ficaram indignados com a capa da apostila, mas que não questionaram a direção da unidade por temerem represálias. Apostila distribuída aos professores da escola...

Uma apostila de planejamento cuja capa é uma foto de Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle Bolsonaro foi distribuída a professores de uma escola pública de Guarulhos (SP). O caso aconteceu na Escola Municipal Sophia Fantazzini Cecchinato, que está credenciada para dar aulas nas categorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Fórum recebeu uma foto da apostila em questão que contém, inclusive, a logomarca da Prefeitura de Guarulhos. Fontes ouvidas pela reportagem informaram que muitos professores ficaram indignados com a capa da apostila, mas que não questionaram a direção da unidade por temerem represálias.

Apostila distribuída aos professores da escola pública tem como capa uma foto de Jair Bolsonaro (Reprodução)

As mesmas fontes relataram ainda que o atual diretor da escola, José Edson, é assumidamente simpatizante de Jair Bolsonaro e que a iniciativa teria partido do próprio.

Questionada, a secretaria municipal de Educação informou que tomou conhecimento do caso nesta sexta-feira (8) e que “não se trata de material elaborado por esta Secretaria, mas sim de documento interno da unidade, cuja edição, ilustração e conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor”.

Veja também:  Ao estilo Carlos Bolsonaro, FHC tuita mensagem enigmática: "Maia brilha na escuridão celeste"

O órgão da prefeitura salientou que “tomará providências” e que a escola já foi orientada a alterar a capa da apostila, já que o fato fere o principio de impessoalidade previsto na Constituição Federal.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.

Em resposta aos questionamentos quanto ao material encontrado na unidade de ensino Sophia Fantazzini Chechinatto, a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos esclarece que tomou ciência dos fatos nesta data, salientando que não se trata de material elaborado por esta Secretaria, mas sim de documento interno da unidade, cuja edição, ilustração e conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.

A Secretaria de Educação informa ainda que tomará as providências quanto à responsabilidade do autor do material. A escola já foi orientada a alterar a capa, a fim de garantir o cumprimento dos preceitos da Constituição Federal, sobretudo o Princípio da Impessoalidade.

Ressalta, por fim, que toda divulgação por parte da administração pública deve visar somente atuação do órgão, entidades e da própria administração, atendendo ao interesse público e conferindo transparência aos atos praticados.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum