21 de fevereiro de 2018, 17h36

Apresentador da GloboNews coloca em dúvida denúncias de ginastas sobre abuso sexual

Lucas Mendes, do Manhattan Connection, chegou a sugerir que centenas de ginastas norte-americanas que vêm denunciando abuso sexual de seus técnicos estariam mentindo e o fazendo só por "oportunismo" e para ganhar "uma grana preta"

Vem causando grande repercussão nas redes sociais as declarações dadas pelo jornalista Lucas Mendes na última edição do programa “Manhattan Connection”, da GloboNews. Na ocasião, Mendes e mais dois jornalistas debatiam sobre a condenação do ex-técnico da seleção americana de ginástica Larry Nassar por abuso sexual contra atletas da Seleção quando elas ainda eram menores de idade. Nassar foi condenado a 175 anos de prisão e, a partir de sua condenação, inúmeros outros relatos de outras atletas começaram a vir à tona. Em um dado momento do programa, então, Lucas Mendes começa a colocar em dúvida a credibilidade das denúncias...

Vem causando grande repercussão nas redes sociais as declarações dadas pelo jornalista Lucas Mendes na última edição do programa “Manhattan Connection”, da GloboNews. Na ocasião, Mendes e mais dois jornalistas debatiam sobre a condenação do ex-técnico da seleção americana de ginástica Larry Nassar por abuso sexual contra atletas da Seleção quando elas ainda eram menores de idade. Nassar foi condenado a 175 anos de prisão e, a partir de sua condenação, inúmeros outros relatos de outras atletas começaram a vir à tona.

Em um dado momento do programa, então, Lucas Mendes começa a colocar em dúvida a credibilidade das denúncias das ginastas.

“Agora, durante o período de 10 anos, nenhuma delas, mais de 260… Nenhuma delas chamaram a irmã ou os pais e falaram: ‘papai, mamãe… ele tá enfiando o dedo dentro de mim’”, questionou. Os outros dois jornalistas que estavam na bancada, então, começaram a rebater Mendes. “Você está duvidando das meninas?”, questionou o jornalista Caio Blinder.

Lucas Mendes, no entanto, mesmo diante do claro constrangimento de seus companheiros de bancada, segue com seu raciocínio. Ele chegou a sugerir que as meninas que denunciaram abuso estariam o fazendo por oportunismo, já que essas denúncias poderiam gerar “uma grana preta”.

“Eu estou duvidando é que nenhuma das meninas contaram pros pais, e agora são mais de 265. Quantas dessas meninas foram realmente abusadas? Porque depois que começou a sair a lista, iria sair uma grana preta… Ou seja, qual dessas meninas entraram na lista na carona? Como é que você vai distinguir isso?”, dispara.

Os outros dois jornalistas seguem rebatendo Lucas, informando, inclusive, que as vítimas fizeram denúncias quando crianças, sim. Pedro Andrade, o outro jornalista que estava na mesa, até vai além e diz que muitas podem não ter denunciado quando crianças pelo medo de serem desacreditadas.

A fala de Lucas Mendes gerou revolta nas redes e o vídeo com o trecho do programa em que acontece o debate já passou das 30 mil visualizações no Facebook. A maioria dos internautas, homens e mulheres, o acusam de misoginia.

Assista a íntegra da fala do jornalista.