26 de novembro de 2018, 16h47

Ator Ney Piacentini lança livro sobre sua trajetória na Companhia do Latão

Na ocasião, atores de vários períodos da Companhia do Latão apresentarão cenas dos seus espetáculos

Ney Piacentini. Foto: Divulgação

O ator e professor de teatro Ney Piacentini, que integra a Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997, lançará no Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP), na próxima quarta-feira (28), às 19H, o livro “O ATOR DIALÉTICO: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão”, por meio da Hucitec Editora.

Capa. Foto: Divulgação

Escrito durante o doutoramento de Piacentini no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), o texto narra o gradativo aprendizado das atrizes e atores que fizeram parte do Latão, na direção de uma interpretação dialética baseada na contradição entre os aspectos internos e externos dos personagens.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Ney Piacentini. Foto: Divulgação

A ensaísta e pesquisadora de teatro Iná Camargo Costa afirma, no prefácio do livro, que “o presente trabalho de Ney Piacentini, integrante do grupo desde seu primeiro esforço de aproximação com Brecht, é uma espécie de confirmação do acerto do projeto, ainda em andamento”, escreveu.

Já a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo desde 1997, Maria Silvia Betti, lembra que “o percurso relatado é fruto não só das memórias do autor e dos depoimentos tomados a outros integrantes, mas também do retrospecto de fontes bibliográficas que nortearam os debates internos nas diferentes etapas, desde a fundação do grupo, em 1997, até 2016, com a encenação de O pão e a pedra”.

Ney Piacentini

Ney Piacentini tem 40 anos de teatro e atuou em mais de 50 espetáculos. Integra a Companhia do Latão desde a sua fundação em 1997. Tem mestrado e doutorado em pedagogia teatral pela USP. Escreveu “Eugênio Kusnet: do ator ao professor” e publicou “Stanislavski revivido” (org. c/ Paulo Fávari). É professor de interpretação na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Artes (FPA). Seu solo “Espelhos” foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator de 2016 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Ney integrou ainda o conjunto que ganhou o Prêmio Questão de Crítica/RJ-2103 de Melhor Elenco por “O patrão cordial” (Companhia do Latão). Recebeu também o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2013, pela sua contribuição ao teatro paulista.

Latão apresenta cenas

Na ocasião, atores de vários períodos da Companhia do Latão apresentarão cenas dos seus espetáculos.

Também serão apresentadas ao público as reedições das publicações – Eugênio Kusnet: do ator ao professor (de Ney Piacentini) e de Ator e Método (um clássico de Eugênio Kusnet, com prefácio de Ney Piacentini).

Serviço:

Lançamento do livro “O ATOR DIALÉTICO: 20 anos de aprendizado na Companhia do Latão”

Autor: Ney Piacentini                                                                                                 

Hucitec Editora

Prefácio: Iná Camargo Costa

Texto de apresentação: Maria Silvia Betti

Capa: Pedro Penafiel                                                                                                      

Foto da capa: Sérgio de Carvalho                                                                                               

346 páginas                                                                                                                       

Preço: R$ 60,00

Local: Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) – Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-020

Hora: 19h

Telefone: (11) 3123-5202           

Agora que você chegou ao final desse texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais