Imprensa livre e independente

#Andrea Caldas

17 de junho de 2019, 21h07

O ocaso da razão e da esperança? É preciso resistir

Andrea Caldas: “Me recuso a acreditar que chegamos até aqui, como humanidade, para assumirmos - diante das novas gerações - que a única saída é a volta do tacape e a lei do olho por olho”


06 de junho de 2019, 22h30

Governo Bolsonaro: o autoritarismo sem projeto

Andrea Caldas diz que o atual governo é de matriz autoritária, sem projeto nacional, que sequer é uma ditadura e reclama que não pode governar por causa do Congresso


01 de junho de 2019, 10h53

Do “Ele não” para “Educação sim”

A atitude belicosa de arrancar a faixa "em defesa da Educação" das escadarias da UFPR, que escandalizou o mundo, talvez, tenha sido o grande "turn over"


20 de maio de 2019, 20h06

É melhor Bolsonaro cair? Apostas, binarismos e incertezas

Andrea Caldas: “Eu não temo adversários de alto nível. Aliás, eu os prefiro. Porque confio na nossa capacidade e competência. O pior de tudo são as trevas da ignorância. Porque com elas não há debate, só aniquilação”


10 de maio de 2019, 06h00

O governo Bolsonaro é o exterminador do futuro: é pior do que qualquer ditadura que já vivemos

Para Andrea Caldas, o governo Bolsonaro nega as construções democráticas pós 88 e renega até mesmo o que as ditaduras construíram, contraditoriamente. É a negação explícita de qualquer compromisso com a educação


29 de abril de 2019, 15h28

Os estudantes têm direito de gravar a aula de seus professores(as)?

Andrea Caldas: “É importante apoiar e estimular pesquisas na área da educação, na direção da construção de relações mais democráticas e saudáveis, o contrário do que postula o atual ministro da pasta”


20 de abril de 2019, 08h35

“Homeschooling” é cortina de fumaça ou é sinal?

Em sua coluna na Fórum, a pesquisadora Andrea Caldas fala sobre a falta de estratégia do governo Bolsonaro para o Ministério da Educação,


09 de abril de 2019, 22h39

Duas verdades e uma mentira na nomeação do novo ministro da Educação

Em nova coluna, Andrea Caldas afirma que “a verdade cristalina é: estão hipotecando o futuro da nação. Lamentável e cinicamente”


29 de março de 2019, 22h26

Liberdade de ensinar e aprender: abre as asas sobre nós

“Diretores de diversos setores da Universidade Federal do Paraná apresentaram uma proposta de resolução interna que reafirma e garante o 'livre exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão' e regulamenta a gravação das atividades acadêmicas”, destaca Andrea Caldas em sua coluna na Fórum


05 de março de 2019, 19h59

Há uma esquerda que é órfã da Globo

Em seu novo texto para a Fórum, Andrea Caldas diz que a “Globo não fará, nem hoje, nem nunca, o papel de educação política que cabe às escolas, universidades, movimentos sociais, partidos e governos”


02 de março de 2019, 18h32

Eu estou com medo

Andrea Caldas diz: “Quem menospreza a vida de um menino pode fazer tudo contra qualquer um de nós. Ninguém está a salvo nesta República”


19 de fevereiro de 2019, 16h24

Aconteceu em Curitiba

Testemunha de um assalto a mão armada em um shopping, Andrea Caldas diz que “armas na mão de cidadãos não previnem crimes. Simplesmente, precipitam tragédias”


16 de fevereiro de 2019, 20h15

É preciso criar novos meios para fins transformadores

Em novo artigo para a Fórum, Andrea Caldas diz que na “curvatura do mal menor, da acomodação e da burocratização fomos perdendo o encantamento de gerações inteiras com o exercício pela política”


10 de fevereiro de 2019, 17h34

A direita leu mais Gramsci que a esquerda

Andrea Caldas: “Gramsci, o tão combatido pela direita, foi ignorado pelo outrora governo progressista de plantão sazonal. A disputa foi substituída pela conciliação”


07 de fevereiro de 2019, 21h44

O cinismo econômico como nova (des)hegemonia

Andrea Caldas: “É preciso que a gente se reinvente para enfrentar um sistema em putrefação, mas que ainda tem a força dos estertores da morte para estabelecer o seu jugo autoritário e profundamente mórbido”