#Valdemar Figueredo

31 de outubro de 2018, 15h40

Pastor ‘Petralha’ e ‘Esquerdopata’: É melhor Jair me acostumando?

Pela tradição da democracia, caso o futuro Presidente transgrida os princípios constitucionais e ameace as liberdades, democraticamente serei oposição e serei resistência. Caso o Presidente fira os princípios rudimentares do Estado Laico, como alguém que ama a Deus, a Igreja e o País, eu vou gritar contra - Por Valdemar Figueredo


26 de outubro de 2018, 22h50

Polarização Bolsonaro x Haddad: Deixa Deus fora disso

Vote segundo a sua consciência, assuma as suas responsabilidades e para de encher o saco dos outros com moralismo tosco, seja de direita ou de esquerda!


22 de outubro de 2018, 15h38

Proféticas Lamentações do Brasil

“A minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos” ainda teremos que lidar com a agenda política dos nossos pais: ditadores, torturadores, medo, mordaça, execuções sumárias, falta de transparência, enfim, cativeiro. A onda reacionária no Brasil chegou com a força destruidora de um tsunami


10 de outubro de 2018, 18h00

Como as democracias entram em colapso?

A luta neste segundo turno não é entre direita e esquerda (...) Definitivamente, assistimos, espero que não passivos, à disputa entre DEMOCRACIA e AUTORITARISMO


28 de agosto de 2018, 17h45

Instituto Mosaico (RJ) chama candidatos à roda

O colunista da Fórum, Valdemar Figueredo, convida os leitores para as rodas de conversa do Instituto Mosaico, que reunirá candidatos e representantes de partidos para uma tentativa de investigar o olhar plural da política fluminense a respeito de temas como a cidade, Direitos Humanos, ética, Estado laico e igrejas evangélicas.


26 de julho de 2018, 16h25

Linchamentos em tempos de fake news

"A presunção da culpa é um dos pilares da revolução da tecnologia da comunicação (...) Em tempo de Fake News, dependendo de como soa o 'eco', tudo vira verdade, principalmente se o propósito for linchar um desafeto ou atrair um contrato"


11 de julho de 2018, 17h25

Crivella, Freixo, Márcia e jornal Extra

Em sua coluna na Fórum, Valdemar Figueredo classifica como "criminosa e vergonhosa" a reunião em que Crivella ofereceu facilidades a líderes evangélicos, mas faz um alerta para que o deputado Marcelo Freixo não use o jornal Extra, do Grupo Globo, como fonte para falar sobre o caso. "Freixo, foge da aparência do mal! Descola! Larga o Extra!"


18 de junho de 2018, 15h20

Silas Malafaia porta-voz político

"O cidadão Silas Malafaia é porta-voz dele mesmo. Atua na cena política segundo os seus interesses empresariais, segundo as suas simpatias e antipatias ideológicas"


04 de junho de 2018, 21h58

A “bancada evangélica” e o festival de concessões de emissoras de rádio e TV

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, que trata sobre as comissões de rádio e TV na Câmara, é formada por 42 deputados titulares. Desses, 12 são da “bancada evangélica”


27 de maio de 2018, 01h10

A homilia do Papa Francisco: foi golpe?

Papa Francisco estaria mandando uma indireta para o Brasil? Estaria ele condenando o recente golpe de Estado que sofremos? Para o Pontífice, Lula é um preso político?


02 de maio de 2018, 21h55

A visão “estadista” do Bispo Macedo

“A visão estadista de Deus” é o título do primeiro capítulo do livro "Plano de Poder", de Edir Macedo. Em seu livro, Macedo faz de Deus gato e sapato. Talvez acredite que Deus é um babaca ambicioso que oscila entre mania de grandeza e mania de perseguição


26 de abril de 2018, 20h57

O plano de poder do bispo Macedo

Está em curso. Não fazem segredo. A Igreja Universal do Reino de Deus e a rede de comunicação ligada a ela têm na figura do Bispo Edir Macedo a sua maior referência. O fundador é incontestavelmente o líder máximo e vitalício. Então, importa saber o que ele pensa sobre a política.


13 de abril de 2018, 19h19

Um espectro ronda a Igreja, o espectro do fascismo

Setores das Igrejas Evangélicas estão flertando com um tipo de totalitarismo político carismático que aumenta a sua visibilidade no Brasil. A linguagem é extremamente rude, raivosa, moralista e violenta. Para esses, a sociedade civil não é o locus da pluralidade


05 de abril de 2018, 14h33

Do Edifício da Fé à cúpula da Câmara

Perguntar não ofende: a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Câmara dos Deputados, tão importante quanto necessária para a transparência do legislativo federal na República, foi entregue à coordenação do Deputado Márcio Marinho (PRB-BA) ou à Igreja Universal?


22 de março de 2018, 22h05

Observatório da cena política evangélica

Valdemar Figueiredo, que é pastor, diretor do Instituto Mosaico, doutor em Ciência Política e doutorando em Teologia retorna à Fórum como colunista. Em seu espaço, fará uma análise da cena evangélica na política nacional e o que a permeia. Confira