#Valerio Arcary

16 de setembro de 2018, 21h07

Dez teses sobre a decadência do capitalismo periférico brasileiro

O capitalismo brasileiro não está somente atravessando uma crise econômica, como tantas outras do passado. O Brasil se transformou muito nos últimos trinta anos. Mas o capitalismo brasileiro entrou em decadência.


09 de setembro de 2018, 10h04

Cinco observações rápidas depois do atentado contra Bolsonaro

Bolsonaro tende a se fortalecer ao se transformar em vítima de tentativa de homicídio. A mudança foi quantitativa ou qualitativa? Ainda não sabemos. Mas o atentado foi um episódio gravíssimo, e subestimá-lo – como ainda está prevalecendo em alguns círculos de esquerda - é perigoso.


02 de setembro de 2018, 09h12

Valério Arcary: Agora é guerra

O colunista Valério Arcary analisa as cinco principais candidaturas das eleições de 2018 e avalia as propostas de cada uma dessas chapas


27 de agosto de 2018, 20h00

É ou não é possível derrotar o golpe nestas eleições?

Valerio Arcary, em novo texto, diz que uma derrota eleitoral das candidaturas do golpe seria um desenlace extraordinário e muito positivo. Na verdade, seria espetacular e até surpreendente e representaria o início de uma nova conjuntura de luta


16 de agosto de 2018, 19h09

Eloquência e autenticidade do discurso: qualidades que candidaturas de esquerda devem buscar

Em novo texto, Valerio Arcary diz: “Não há discurso que se sustente, simplesmente, pelo seu conteúdo. Há incontáveis maneiras diferentes de dizer as mesmas palavras. Nada substitui a preparação do discurso. A força das palavras é, todavia, inseparável daquele que as apresenta, e das formas que escolheu”


06 de agosto de 2018, 22h47

Quem ganhou e quem perdeu na preparação da disputa eleitoral até agora?

Em sua coluna na Fórum, Valerio Arcary analisa as formações das chapas para a disputa presidencial e os efeitos que as coligações tendem a gerar


01 de agosto de 2018, 22h17

Bolsonaro não é um espantalho

Confiar que o apoio da burguesia a Alckmin será o suficiente para tirar Bolsonaro do segundo turno parece ser, sendo sóbrio com as palavras, pouco responsável. E se a consequência desta estratégia for a ida de Alckmin e Bolsonaro para o segundo turno?


29 de julho de 2018, 11h51

O que a esquerda quer dizer quando defende que a igualdade social é possível?

Não há nenhum valor em nascer na Nigéria ou na Noruega, na Grécia ou na Alemanha. Isso é acidental. Não deveria ser o suficiente para definir o destino de uma vida.


18 de julho de 2018, 22h32

Como discutir com os reacionários?

Uma questão que se coloca para todos nós é saber se é ou não necessário discutir com reacionários. Como devemos fazer a luta política? Será que vale a pena?


16 de julho de 2018, 07h59

Duas ou três coisas que todo militante deve lembrar sobre a arte da oratória antes de falar em público

Não acreditamos que o rosto mais fotogênico seja o melhor para a representação dos interesses dos trabalhadores. Nossos critérios são diferentes da vulgaridade da política institucional eleitoral.


02 de julho de 2018, 19h51

A amizade na política e a política na amizade

Em novo artigo, Valerio Arcary escreve: “Na esquerda revolucionária para o século XXI que queremos construir devemos saber preservar amizades, apesar das diferenças políticas que nos separam em distintas organizações”


26 de junho de 2018, 14h47

O eleitoralismo é uma forma de pensamento mágico

Em novo texto, Valerio Arcary avalia que “uma esquerda com responsabilidade estratégica deve pensar a tática eleitoral de 2018 com a perspectiva de se preparar para os grandes confrontos que virão depois de outubro”


18 de junho de 2018, 13h23

Mentalidades primitivas, o grande medo e Jair Bolsonaro

Valerio Arcary diz que a chave de interpretação do Brasil deve ser a desigualdade social, e a chave da desigualdade é a escravidão. Sem compreender o significado histórico da escravidão é impossível decifrar a especificidade do Brasil


08 de junho de 2018, 17h24

Não se deve terceirizar para Ciro Gomes a luta contra Bolsonaro

Em novo artigo, Valerio Arcary diz que “a direção do PT tem o dever de encabeçar a luta contra Bolsonaro. Isso significa, neste momento, dar um passo em frente"


01 de junho de 2018, 13h32

Ciro Gomes não é o mal menor

Os que defendem a necessidade da esquerda (PT, Psol/PCB, PCdB) não terem pré-candidaturas para apoiar Ciro Gomes desde agora estão cometendo um erro irreparável