Seja Sócio Fórum
03 de abril de 2018, 09h19

Barroso apela: “Constituição deve ser interpretada em sintonia com o sentimento social”

O ex-governador e ex-ministro da Justiça Tarso Genro ironizou a frase de Barroso em sua conta no Twitter, a comparando com protestos a favor do nazismo na Alemanha de Hitler

Às vésperas do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse nesta segunda-feira, durante um debate promovido pela FGV Direito-SP, que cabe à Corte interpretar a constituição em “sintonia com o sentimento social”. — É preciso interpretar a constituição em sintonia com o sentimento social — afirmou Barroso. O ex-governador e ex-ministro da Justiça Tarso Genro ironizou a frase de Barroso em sua conta no Twitter, a comparando com protestos a favor do nazismo na Alemanha de Hitler: “Engano, não foi o Barroso. Foi Hitler depois de uma quebradeira de lojas judias e ataques...

Às vésperas do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse nesta segunda-feira, durante um debate promovido pela FGV Direito-SP, que cabe à Corte interpretar a constituição em “sintonia com o sentimento social”.

— É preciso interpretar a constituição em sintonia com o sentimento social — afirmou Barroso.

O ex-governador e ex-ministro da Justiça Tarso Genro ironizou a frase de Barroso em sua conta no Twitter, a comparando com protestos a favor do nazismo na Alemanha de Hitler:

“Engano, não foi o Barroso. Foi Hitler depois de uma quebradeira de lojas judias e ataques físicos a judeus, pelas SA, no bairro de Kreusberg. Barroso jamais diria isso.”

Durante o debate, Barroso foi questionado sobre a execução da pena em segunda instância.

— A minha posição sobre a execução da pena em segundo grau, se mudei ou não em relação à última vez, vocês vão saber saber na quarta-feira.

Indagado se o alinhamento com a sociedade valia para o assunto, Barroso respondeu:

— Não vou comentar nenhuma caso concreto. Mas, verdadeiramente, acho que uma Suprema Corte, dentro das possibilidade semânticas oferecidas pelo texto, tem que procurar interpretá-lo de maneira alinhada com a sociedade.

Barroso disse ainda que o “alinhamento com a sociedade” não deve se dar quando for o caso de defesa de minorias, por exemplo.

Com informações do Globo

 

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum