Blog do Rovai

04 de março de 2016, 14h33

A criminalização do vazamento do Edu e o dedo da Globo nesta história

A Globo vai tentar calar a blogosfera. Por isso, de repente os procuradores destacaram o tal vazamento do Eduardo Guimarães

Quando o blogue da Cidadania, do Eduardo Guimarães, antecipou que havia uma operação da Polícia Federal que atingiria Lula marcada para segunda-feira, conversamos muito na Fórum sobre republicar ou não o artigo.

Em nenhum momento a hipótese de que o Edu tivesse inventado a história foi considerada. Ele nunca faria isso.

Mas tratamos de três possibilidades.

A primeira, que o documento fosse verídico e quente. E que uma pessoa indignada da PF decidiu vazá-lo.

A segunda, a de que alguém tivesse forjado aquela história para desmoralizar a blogosfera.

E uma terceira, a de que gente da própria Lava Jato tivesse passado o documento para que depois os que houvessem vazado-o fossem incriminados.

Como a denúncia do Edu já havia ganhado as redes, decidimos não republicar seu texto.

Desde que essa operação teve início e que o procurador Carlos Fernandes citou os blogues que vazaram a operação na sua coletiva, a terceira hipótese passa a ser para este blogueiro a mais provável.

Inclusive porque a Globo está o tempo todo falando dos vazamentos, como se o diretor da Revista Época não tivesse vazado a operação hoje às 2h da manhã.

Veja também:  Globo sacaneia Sidão, do Vasco, ao vivo; Casagrande e outros jornalistas protestam

Há pouco um advogado explicava na Globonews que se um porteiro avisar um morador do prédio que a PF está indo na sua casa, ele pode ser preso.

Ou seja, a Globo está alimentando uma coisa que corriqueiramente é feito pela grande mídia como um grande crime da blogosfera.

A Globo com a ajuda dos procuradores da Lava Jato vai tentar calar a blogosfera. Por isso, de repente os procuradores destacaram o tal vazamento como algo significativo desta operação.

Para a Globo não interessa só calar o Lula neste momento. É preciso calar mais gente. Os movimentos sociais serão criminalizados, mas provavelmente antes disso vozes dissonantes e que incomodam o império Globo serão atacadas.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum