Blog do Rovai

05 de fevereiro de 2017, 15h28

A primeira entrevista de Dona Marisa, a estrela de Lula

Depois de ir ao seu velório, voltei pra casa e comecei a remexer nos arquivos e achei a Aliás, número 2, onde publiquei a primeira entrevista com Dona Marisa.

Outro dia escrevi aqui que havia feito uma entrevista com dona Marisa em 1989. Na época me diziam que era a primeira concedida por ela a um veículo comercial. Mas evidentemente pode não ter sido.

De qualquer forma, depois de ir ao seu velório, voltei pra casa e comecei a remexer nos arquivos e achei a Aliás, número 2.

Aliás, foi o segundo e último número daquela revista que teve vida breve, a despeito de ter uma carta de Carlito Maia naquela segunda edição nos desejando longa vida.

Olhando aquela história com os olhos de hoje, vejo com éramos sonhadores e um tanto inocentes. A revista foi uma publicação lançada por mim, o Norian Segatto, a Denise Gorzceski e o Marcos Paixão, com o objetivo de ter periodicidade mensal e cobrir a região do ABC. Tocamos o projeto logo após o encerramento do curso de Jornalismo na Metodista, onde éramos colegas de turma. Mas não tínhamos nem experiência profissional para realizá-lo e muito menos contato com empresas da região para garantir sua sustentabilidade.

Mesmo assim, fizemos parcerias com algumas empresas, como a Foton, cujo anúncio divide a página da entrevista com a Dona Marisa. A Foton era uma agência de fotos que nos cedia seu material de arquivo para ilustrar as páginas em preto e branco, que eram montadas no Sindicato dos Químicos do ABC. Isso mesmo, à época as páginas de uma publicação impressa não eram feitas em programas de computador, mas em past-up, após a produção das tiras de textos e das imagens de fotos serem produzidas em máquinas chamadas de composers.

Veja também:  Presidente do TRF-4, que elogiou sentença de Moro, deve ser escalado para julgar recurso de Lula

Para entrevistar Dona Marisa, fomos eu e o Norian Segatto, que fizemos a matéria de capa sobre a disputa eleitoral. A encontramos numa casa que era um dos principais comitês da campanha de Lula para presidente, na Vila Mariana. Ela foi super carinhosa e solícita com os rapazes. Imaginem, este blogueiro tinha apenas 21 anos.

Ao final da entrevista, perguntamos a ela:

Aliás – Hoje existe a possibilidade concreta do Lula ser o presidente da República, se ele vier a ganhar qual vai ser a sua função no governo?

Marisa – Eu não vou ter cargo nenhum. Só disso eu tenho certeza. 

Como se pode ver hoje, dona Marisa era de fato uma mulher de palavra.

entrevista marisa 1

 

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum