Blog do Rovai

18 de setembro de 2018, 12h47

Chance de Bolsonaro ganhar no 1º turno é igual a zero

Quem cresceu significativamente nas últimas pesquisas foi Haddad e não Bolsonaro. Na da FSB, que é feita por telefone, o candidato do PSL foi de 30% para 33%. E Haddad de 8% para 16%

O terrorismo midiático lançou uma nova campanha, a de que o antipetismo pode levar Bolsonaro à vitória no primeiro turno. O porta-voz da cascata da vez é Merval Pereira, de O Globo. Merval, que fazia analise para o embaixador americano e previa vitória do PSDB em 2010, não perde a pose. Mesmo não acertando uma.

E não perde a pose porque suas análises têm por objetivo criar ondas, favorecer e/ou prejudicar segmentos da política. É para isso que ele é contratado.

Pela nova teoria mervaliana, como Haddad cresceu e o povo não quer que o PT vença a eleição, haverá uma forte debandada de outras candidaturas para o capitão do PSL.

E por este motivo Bolsonaro teria crescido nas últimas pesquisas.

A análise é tão sofrível, que não resiste a um mínimo passar de olhos nos números.

Quem cresceu significativamente nas últimas pesquisas foi Haddad e não Bolsonaro. Na da FSB, que é feita por telefone, o candidato do PSL foi de 30% para 33%. E Haddad de 8% para 16%, tendo dobrado seus eleitores numa semana. Sendo que há 15 dias tinha 4%.

Veja também:  Escândalo da Vaza Jato tem potencial para levar Moro e Dallagnol à cadeia

Na pesquisa MDA/CNT de agosto os cenários tinham Lula como candidato e por isso não há como compará-la com a de setembro. Mas neste caso, Haddad com seis dias de candidatura aparece com 17,6% e Bolsonaro com 28,2%. Uma diferença próxima a 10%.

Só Ciro Gomes já tem esses 10% na mesma pesquisa. Além dele, há mais sete candidatos com votos (Alckmin, Marina, Amôedo, Meirelles, Álvaro Dias, Boulos e Daciolo).

A soma desses sete candidatos resulta em 18%.

Mas o esquema Merval é o dane-se a realidade. É o da pós-verdade e o de levar a opinião pública a se mexer a partir dos interesses globais.

Não há chance nem de Bolsonaro e nem de qualquer outro candidato ganhar no primeiro turno. A eleição será decidida em 28 de outubro. O resto é terrorismo midiático da Globo e seus porta-vozes.

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum