Blog do Rovai

17 de agosto de 2010, 20h06

Globo, Tiririca, Vox Populi e pior que está não fica

Começou o horário eleitoral gratuito na televisão. Como de praxe, o espaço do primeiro dia foi destinado aos candidatos proporcionais.

O destaque do dia foi o palhaço Tiririca. Pulando como um sapo ele dizia: “vote no Tiririca, porque pior do que tá não fica”.

Mas não ficou só nisso. Seu partido foi “generoso” e lhe premiou com duas aparições. Na outra, ele perguntava: “você sabe pra que serve um deputado federal? Não? Eu também não. Mas vota em mim que eu te conto.”

Tiririca ser candidato não é algo que incomode. O que é terrível é ver como certos partidos políticos se utilizam desse tipo de campanha absolutamente esdrúxula e que apenas contribui para desmoralizar a prática política.

É bom destacar que Tiririca não é o único Cacareco dessas eleições. Há outros tantos, como a mulher Pêra, por exemplo.

Em relação ao Tiririca é bom esclarecer que o palhaço é candidato do Partido da República, cujo secretário geral é Waldemar da Costa Neto. E que o PR apóia o governo Lula e em São Paulo está com Mercadante.

Veja também:  Em nota, Glenn diz que Globo prefere "abafar, aos invés de revelar, os desvios da Lava Jato e Moro"

Já que a conversa chegou no Mercadante, quem quiser ver mais uma entrevista em estilo global vá ao site da família Marinho e assista a este vídeo.

Em geral, nas entrevistas os candidatos costumam gaguejar. Nessa, quem gaguejou foi o apresentador Carlos Tramontina. Ele estava tão ansioso para impedir que Mercadante se saísse bem que tropeçou nas palavras a entrevista inteira.

Além disso, como alguns candidatos costumam fazer, usou informações distorcidas para tentar criar problemas para o “adversário”. Disse que 100% do esgoto de Guarulhos é jogado sem ser tratado no Rio Tietê. Não é verdade.

Por fim, a pesquisa Vox Populi acaba de ser divulgada na Band. Aponta Dilma com 45%, Serra com 29% e Marina com 8%.

Em votos válidos, 55% Dilma, 35% Serra e 10% Marina.

Vejam como são as coisas, a pesquisa de sábado no DataFolha que parecia ruim para o Serra, hoje passou a ser ótima. Ela dava 8% de diferença entre ele e Dilma. A do Ibope, de ontem, registrou 11%. Na do Vox Populi de hoje a diferença passou para 16%.

Veja também:  Ali Kamel defende cobertura do Jornal Nacional em caso Moro e reage à comparação com Zorra Total

Pois é, Tiririca, pergunte ao Serra se pior do que está não fica.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum