Blog do Rovai

25 de janeiro de 2018, 10h35

Preparem-se para a prisão do Lula e de muitos outros

O julgamento do TRF 4 de ontem foi um sinal límpido das regras do jogo. Vale tudo pra dar sequência ao golpe.

O julgamento do TRF 4 de ontem foi um sinal límpido das regras do jogo. Vale tudo pra dar sequência ao golpe. Que Lula seria condenado já era algo praticamente certo e divulgado, ao menos pra este blogueiro. A forma, porém, não poderia ser mais escandalosa. Os desembargadores aumentaram a pena pra livrar Moro de qualquer acusação de ter exorbitado no processo. Ainda foram unânimes não só na decisão como na pena. Pra impedir recursos. E pra não deixar dúvida, disseram que a condenação tem que ser cumprida pelo juiz de primeira instância quando publicada.
Lula vai ser preso em breve. Esse blogueiro arrisca dizer que antes do Carnaval.

Por muito tempo, boa parte das lideranças petistas ficou na esparrela de que não ia ter impeachment, de que eles não teriam coragem de prender Lula, que não ia dar tempo de impedir sua candidatura e assim por diante. Pois bem, isso é passado.

Lula vai ser preso e pode até vir a ser solto depois por uma decisão do STF, mas pra isso o país terá que virar de ponta cabeça. Antes, porém, muitas lideranças provavelmente serão presas. É aí que mora o perigo. A prisão de Lula é a porta pra o endurecimento contra a esquerda e os movimentos sociais. Com o “chefe da quadrilha” na jaula é hora de pegar o resto da gangue.

Veja também:  Vaza Jato: New York Times e The Guardian apontam parcialidade de Moro e prisão de Lula para eleger Bolsonaro

As lideranças sociais serão os primeiros alvos. Não serão parlamentares ou advogados e jornalistas progressistas, esses ficarão pra um momento seguinte e se necessário for. Primeiro a galera que coloca gente na rua e pode inflamar o país.

O que fazer numa situação dessas? Difícil saber. O que se deve saber é que não dá mais pra pensar a conjuntura fazendo análises equivocadas, otimistas, iludidas. Ontem, enquanto, Lula era condenado, o processo contra Serra era arquivado.

Não existe jogo a ser jogado nas barras dos tribunais. A radicalização destrambelhada também não é o caminho. Mas o pior é ficar se iludindo. Lula será preso e a esquerda precisa pensar como agir a partir deste dado da realidade.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Fotos Públicas

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum