Blog do Rovai

05 de novembro de 2012, 11h53

PT perde força nas capitais do Norte e Nordeste

Continuando com o com o balanço das eleições municipais de 2012, segue análise dos resultados das capitais do Nordeste e Norte.  No final do post, o placar dos partidos que elegeram prefeitos nas capitais destas regiões.

Nordeste

São Luís/Maranhão 

Eleitorado: 678.070

Em São Luís, no Maranhão, Edvaldo Holanda Júnior, do PTC, derrotou o candidato do PSDB, Castelo. Edvaldo venceu no segundo turno com 56,06% dos votos válidos, contra 43,94% do seu adversário. Castelo tentava o segundo mandato como prefeito. É uma vitória também ( e talvez principalmente) de Flávio Dino, atualmente presidente da Embratur. E uma derrota para além do tucanato, mas também do grupo Sarney e do petismo pragmático.

Teresina/Piauí 

Eleitorado: 531.138

No Piauí, em Teresina, o candidato tucano, Firmino Filho, venceu o candidato do PTB, Elmano Férrer. A decisão foi bastante apertada. Firmino teve 51,54% dos votos válidos no segundo turno, contra 48,46% de Férrer. Uma diferença de apenas 12.679 votos. Férrer também concorria a reeleição. O senador e .ex-governador petista Wellingyon Dias foi candidato e sofreu uma derrota acachapante.

Fortaleza/Ceará

Eleitorado: 1.612.155

Em outra decisão apertada, Fortaleza elegeu Roberto Cláudio, do PSB, com 53,02% dos votos, contra 46,98% do petista Elmano. O PT não conseguiu fazer o sucessor da prefeita Luizianne Lins (PT), em Fortaleza. De acordo com o presidente nacional do partido, Rui Falcão, pesou o fato de Elmano ser uma liderança nova e o uso da máquina do governo estadual na eleição de Roberto Cláudio. Mas o fato é que essa foi uma das derrotas mais complicadas para o projeto do PT no Nordeste.

Natal/Rio Grande do Norte

Eleitorado: 526.426

Veja também:  Em nota, PT denuncia “crime de corrupção” em barganha entre Bolsonaro e Moro por vaga no STF

Em Natal, a população elegeu Carlos Eduardo, do PDT, com 58,31% dos votos. Ele derrotou no segundo turno o candidato do PMDB, Hermano Moraes, que teve 41,69% dos votos válidos. Carlos Eduardo substitui, a partir de 2013, a prefeita Micarla de Souza, do PV, que foi recentemente cassada e é considerada uma das piores governantes do país.

João Pessoa/Paraíba

Eleitorado: 480.237

Na Paraíba, a população da capital João Pessoa elegeu Luciano Catarxo. O candidato do PT teve ampla vantagem sobre o tucano Cicero Lucena. Catarxo fez 68,13% dos votos válidos no segundo turno, contra 31,87% de Lucena. O PT conseguiu fazer a sucessão na Prefeitura de João Pessoa, uma vez que o atual prefeito, Luciano Agra, também é filiado ao partido.

Recife/Pernambuco

Eleitorado: 1.169.678

Em Recife, o candidato do PSB, Geraldo Túlio, foi eleito no primeiro turno com 51,15% dos votos. O candidato do PSDB, Daniel Coelho, ficou em segundo lugar, com 27,65% dos votos. A eleição de Geraldo Túlio reforça a liderança política do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e aumenta suas chances de pleitear uma candidatura a Presidência da República em 2014. Geraldo Túlio substitui, a partir de 2013, o petista João da Costa.

Maceió/Alagoas

Eleitorado: 501.081

Em Maceió o eleito foi Rui Palmeira, do PSDB. O tucano venceu as eleições ainda no primeiro turno com 57,41% dos votos. Em segundo lugar aparece o candidato do PDT, Jurandir Boia, com apenas 12,69% dos votos válidos. Palmeira substitui a partir de 2013 o atual prefeito, Cícero Almeida, do PSD.

Aracaju/Sergipe

Eleitorado: 367.175

No Sergipe, a população de Aracaju elegeu o ex-governador João Alves, do DEM. Alves teve 52,72% dos votos válidos, contra 37,62% do candidato do PSB, Valadares Filho. O resultado muda os rumos da política na cidade, uma vez que o prefeito atual, Edvaldo Nogueira, é filiado ao PC do B. João Alves é mais uma liderença conservadora que renasce no Nordeste.

Veja também:  Bancada do PT pede ao TCU apuração da viagem de Bolsonaro e ministros a Dallas

Salvador/Bahia

Eleitorado: 1.881.544

A capital da Bahia, Salvador, elegeu ACM Neto no segundo turno. O candidato do DEM venceu o petista Pelegrino. ACM Neto teve 53,51% dos votos válidos, contra 46,49% do petista. A crise do governo estadual, comandado por Jaques Wagner (PT),  com professores e policiais militares é um dos fatores que contribuíram para a derrota do petista. Com ACM Neto prefeito em Salvador e João Alves em Sergipe, o DEM passa a ter uma base para um novo plano de voo.

Norte

Rio Branco/Acre

Eleitorado: 226.366

Em Rio Branco, capital do Acre, a população elegeu o petista Marcus Alexandre. Ele venceu no segundo turno o candidato do PSDB, Tião Bocalom. A eleição foi uma das mais disputadas do país.  O candidato petista venceu por uma diferença de apenas 2.739 votos. Esta foi uma vitória importante para o PT pelo significado de governar a cidade há muitos mandatos.

Manaus/Amazonas 

Eleitorado: 1.178.120

Em Manaus, Arthur Virgilio Neto, do PSDB, voltou para a Prefeitura da capital do Amazonas. O ex-prefeito, deputado federal e senador, venceu a eleição com 65,95% dos votos válidos, contra 34,05% da sua adversária, Vanessa Grazziotin, do PC do B. Arthur Virgilio Neto havia perdido a vaga no senado para a mesma adversária nas eleições de 2010. O tucano substitui, a partir de 2013, o prefeito Amazonino Mendes (PDT).

Veja também:  Carlos Lupi, presidente do PDT, visita Lula na próxima quinta-feira (23)

Porto Velho/Rondônia

Eleitorado: 278.410

Em Porto Velho, o eleito foi o Dr. Mauro Nazif, do PSB. O prefeito eleito teve 63,03% dos votos válidos, contra 36,97% do seu adversário, Lindomar Garçon, do PV. A candidata do PT, Fátima Cleide, ficou fora do segundo turno na cidade. Assim o PT, que governa a cidade na gestão atual de Roberto Sobrinho, apoiou o candidato do PSB no segundo turno.

Belém/Pará

Eleitorado: 1.009.756

A capital do Pará, Belém, elegeu o tucano, Zenaldo Coutinho, com 56,61% dos votos válidos no segundo turno, contra 43,39% do seu adversário, Edmilsom Rodrigues (PSOL). Coutinho substitui, a partir de 2013, o prefeito Duciomar Costa, do PTB.

Macapá/Amapá 

Eleitorado: 253.365

O PSOL teve sua primeira grande vitória das eleições municipais de 2012 na capital do Amapá, Macapá. O partido conseguiu eleger o candidato Clécio em uma das eleições mais disputadas do país. A diferença de votos para o candidato derrotado, o atual prefeito Roberto  Góes (PDT), foi de apenas 2.369 votos.

Boa Vista/Roraima 

Eleitorado: 183.173

Boa Vista, capital de Roraima, elegeu a candidata do PMDB, Teresa Surita, com 39,26% dos votos válidos, contra 29,02% do seu adversário, Mecias de Jesus. Surita irá ocupar o lugar de Iradilson Sampaio, do PSB, a partir de 2013.

Placar por partidos – Nordeste 

DEM – 2 (Aracaju e Salvador)

PSB – 2 (Fortaleza e Recife)

PSDB – 2 (Maceió e Teresina)

PT – 1 (João Pessoa)

PDT – 1 (Natal)

PTC – 1 (São Luiz)

Placar por partidos – Norte

PSDB – 2 (Manaus e Belém)

PT – 1 (Rio Branco)

PSB – 1 (Porto Velho)

PSOL – 1 (Macapá)

PMDB – 1 (Boa Vista)

 

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum