Blog do Rovai

09 de março de 2016, 15h00

Sete vantagens e desvantagens de Lula ser ministro de Dilma

Alguns acham que ficará claro que ele é um fugitivo da Justiça, outros avaliam que ele pode se recuperar e ficar ainda mais forte para 2018.

No Palácio do Planalto e no Congresso, o debate sobre a conveniência de Lula ir para o ministério se tornou a bola da vez.

Mesmo entre os oposicionistas o assunto está no trending topics.

Porque se Lula aceitar, eles terão de ajustar a estratégia de combate.

Alguns acham que ficará claro que ele é um fugitivo da Justiça, outros avaliam que ele pode se recuperar e ficar ainda mais forte para 2018.

Mas entre os governistas, as principais avaliações são as seguintes:

 

Desvantagens:

– Seria utilizada a última carta política para a recuperação do governo. Depois dessa, não haveria mais nenhuma. Ou dá certo ou o governo não chega ao fim do ano.

– Lula passaria recibo de que está com medo de Moro, o que tornaria o juiz mais forte do ponto de vista simbólico.

– Lula ficaria menor politicamente. Se tornaria um assessor de Dilma e não poderia ter voz própria.

– Suas viagens pelo Brasil não poderiam acontecer na mesma intensidade e ele não teria como defender o PT, que precisa cada vez mais dele.

Veja também:  “Fux não pode julgar nada mais que tenha a ver com Lula”, diz cientista político após novo vazamento

– Nas eleições municipais, Lula teria de ficar mais em Brasília do que apoiando seus candidatos.

– Lula não se preservaria para 2018 e poderia afundar junto com o governo de Dilma que já não tem mais recuperação.

– A ida de Lula para o governo soaria como uma provocação e daria mais gás às manifestações de rua pelo impeachment

Vantagens

– Lula sairia da mira de Moro que já se mostrou um juiz disposto a encarcerá-lo a qualquer custo.

– Lula poderia ser o fiel da governabilidade, acalmar o PMDB (incluindo Michel Temer) e atraíria outros partidos da base para que o impeachment não venha a prosperar.

–  Lula teria como ajudar o governo não só na interlocução com partidos, mas também na relação com os movimentos sociais e setores empresariais, principalmente da indústria.

– Lula não tem mais nada a perder. E Dilma também não. Ela corre risco de impeachment. Ele está na mira de Moro. Ambos têm que fazer todos os sacrifícios necessários neste momento. Ser ministro não é assim um sacrifício tão grande.

Veja também:  Haddad visita Lula e diz: “O país precisa ter acesso a todo o material” do The Intercept. VÍDEO

– No governo, Lula teria um palanque continuo. E poderia impor uma outra narrativa midiática, dando uma linha discursiva mais otimista e apontando direções claras para o país.

– Mesmo que a mídia criticasse essa iniciativa, o ônus dessa jogada de risco duraria um mês ou um pouco mais. Depois o governo só teria o bônus de ter Lula no ministério.

– Se o governo continuar assim Lula não tem a menor chance em 2018. Por isso, se for ministro e ajudar Dilma a superar a crise política a econômica só teria a ganhar. Para o povão, Lula teria salvado o governo e o país. Ele recuperaria boa parte do seu prestígio e de quebra ainda ajudaria muito o PT.

A maioria dos deputados e senadores do PT e de ministros  hoje veem mais vantagens em Lula aceitar o convite.

Ele ainda não disse não, como um portal divulgou.

Mas não parece que vai dizer sim tão rápido, como alguns desejariam.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum