Um excelente vídeo didático sobre A Privataria Tucana

Acabo de receber por email o link do vídeo que segue abaixo. É uma aula sobre a o livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr. Estive na histórica entrevista do lançamento, de onde...

Acabo de receber por email o link do vídeo que segue abaixo. É uma aula sobre a o livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr. Estive na histórica entrevista do lançamento, de onde boas partes das falas do autor foram extraídas. E li o livro duas vezes. Mas quero dizer pra vocês, o vídeo me ajuda a entender e explicar melhor o que aconteceu naquele período.

Ele é relativamente longo para internet, tem doze minutos, mas deveria se tornar matérial didático para aulas de história do Brasil. Faz o debate sobre um período importante do nosso tempo e revela de maneira muito direta e, com base em documentos, como o patrimônio público nacional foi dilapidado.

Evidente que tem cunho eleitoral, provavelmente foi feito por um grupo que quer derrotar Serra. O que aliás, cá pra nós, é absolutamente compreensível. Mas é trabalho que merece ser guardado para além dessa disputa paulistana. Ser visto, replicado e discutido. Afinal, o país perdeu muito com aquela ação.

A Privataria Tucana também pode ser entendida no livro O Brasil Privatizado, do saudoso Aloysio Biondi. De alguma forma este vídeo completa a coleção sobre o tema.

No artigo

15 comments

  1. João Carlos Responder

    Rovai, o Malafaia está dizendo no twitter coisas que dá a entender que ele gravou e vai passar na TV programas atacando Haddad, já não se contenta mais com o youtube.

    Veja o que ele está dizendo no twitter dele.

    Por favor, comunique o pessoal da campanha do Haddad e denuncie este fato também, vai ser um uso muito grave de uma concessão pública em uma campanha eleitoral.

    Obrigado.

  2. Marcio Responder

    Muito bom! Espero que mais pessoas tomem a pílula ver e acorde da “midiatrix”

  3. Jorge Artur Canfield Floriani Responder

    Feio, Muito Feio!

  4. Helder Responder

    Porque esse ‘bando’ se quer é investigado? É revoltante tudo isso, os documentos estão aí.

    1. Maria Responder

      Eu desconfio absolutamente de todas as instituiçãoes públicas que deveriam fazer o serviço de proteção ao que é público. É essa a razão de não se investigar a privataria. Quem sabe sobre os números são os engenheiros e alguns administradores que viveram essa época. Os crápulas contam com o esquecimento e a manipulação de dados. Para quem conhece os dados, e suponho que nem tudo está no livro, foi assalto à mão desarmada, mesmo. E pensar que uns peputadinhos estavam lá, vendo, assinando, e nem trouxeram os dados para o grande público, alguns por que nem conheciam matemática mesmo.

    2. Ricardo Responder

      Calma rapaz, uma coisa de cada vez.
      MP entrou agora com acusação contra o Lula, nosso excelentíssimo Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa já deu seu parecer dizendo que quer ver o “mensalão tucano” andando.

  5. Francisco Mendes Responder

    Opções de leitura para A Privataria Tucana:

    (1) em EPUB (192 KB)
    (2) em PDF (613 KB)

  6. Romanelli Responder

    UAI, a quem respondeu e responde a PF ? Pq não investigaram e/ou investigam ?

    Com a palavra DILMA, e antes dela, LULA

  7. jair da silva Responder

    Infelizmente esse tucanos/ladrões não tem mensalão e nem CPI…proibida lá atrás quando presidida pelo Sen Amir Lando lá pelo anos 94…e agora apesar do esforço do Dep Protogenos , essa bandidagem é blindada,e apesar de vasta documentação não vão pra cadeia pelo contrário ainda ganham premios lá fora…FHC e US 1 milhão dado esse inicio de ano/2012…

    1. Hans Ribentrop Responder

      E agora? Todas estas mensagens sobre os tucanos e vendo o PT envolvido em desvio de “pequenas” fortunas na Petrobrás e no mensalão. Veja só o dinheiro corrompe até os mais altruístas, mas a patuleia vai defender os socialistas até o último momento! O trabalho de lavagem cerebral foi bem feiito

  8. Messias Franca de Macedo Responder

    BOMBA?! NÃO. UM MÍSSEL! ENTENDA O MENSALÃO DO NETO DO MALVADEZA, SEGUNDO A ‘veja’!

    ###################################

    Campanha de *Neto corre a cuia em SP
    por Samuel Celestino – jornalista de ‘A Tarde’ e responsável pelo blog ‘Bahia Notícias’, Salvador, Bahia
    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/
    Terça, 16 de Outubro de 2012 – 14:13
    *ACMalvadeza Neto, aliado do (S)erra e do mesmo ex-partido do DEMÓstenes Torres &$ do José Roberto Arruda &$ do aGRIPEno [Suína] Maia entre outras figuras notáveis (sic) da política ‘nacioná!…

    A coluna de Lauro Jardim [“da ‘veja’” – adendo nosso] no UOL dá conta de que a campanha eleitoral em segundo turno em Salvador subiu de preço, e gastos, que começam a atingir ACM Neto. Por ora, Nelson Pelegrino (PT) viaja em céu de brigadeiro. De acordo com Jardim, o presidente nacional do DEM, José Agripino, foi a São Paulo com uma missão específica: correr a cuia para obter recursos e revitalizar a campanha de Neto. De acordo com o TSE, a campanha do democrata arrecadou R$ 4,3 milhões e já gastou R$ 3,7 milhões. O embate soteropolitano demanda recursos elevados e o dinheiro não pode faltar até o último dia de campanha.

    Que país da hipocrisia é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas e Babacas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  9. Messias Franca de Macedo Responder

    AÇÃO PENAL 536. ENTENDA

    … [Sala do Júri] Por volta das 18h20 (17/10/12), o ministro do STF, Joaquim Barbosa, leu o, digamos, preâmbulo do MENSALÃO tucanoDEMoníaco mineiro, afirmando que o esquema denominado de ‘Valerioduto’ teve origem neste episódio sob os auspícios do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (*PSDB-MG), atualmente senador da República! [atualmente, senador?! Indignação e espanto nossos!] No relato, o ministro Joaquim Barbosa informou que os crimes perpetrados nas Alterosas [de Aécio ‘Never’ – adendo nosso!] pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) constam num processo em curso naquela Corte, correspondente à AÇÃO PENAL de número 536!

    *EM TEMPO: (S)erra, ô (S)erra, “as suas batatas e as da sua ‘tchurma’ estão sendo assadas!”… “Já estão dourando!”, diria um chef de cozinha… De uma penitenciária de segurança máxima!…

    RESCALDO: será que a diligente ‘RouboNews’ irá televisionar, ao vivo e a cores, o julgamento do mensalão?! [o mensalão do PSDB, segundo o ministro Joaquim Barbosa, o relator da AÇÃO PENAL 536, nascedouro do ‘Valerioduto’]…

    Quem (sobre)viver assistirá! Ou não! Das duas, uma! Plim, plim!…

    SUGESTÃO: a TV Record e/ou a TV Bandeirantes e/ou o SBT poderia(m) adquirir os direitos autorais e transmitir ao vivo as sessões do STF durante o período do julgamento do século(!): o que tratará da condenação (sic) dos réus tucanoDEMoníacos do MENSALÃO do nefasto e famigerado consórcio criminoso PSDB/DEMo!

    AVISO AOS TELESPECTADORES: reservem um bom estoque de iguarias e bebidas: a programação promete! “Ô, e se promete!”… ‘Domínio do fato crível, plausível…’ [RISOS]

    República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela…
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  10. Messias Franca de Macedo Responder

    As entrevistas de José Serra e Fernando Haddad à CBN
    publicado em http://www.viomundo.com.br/politica/as-entrevistas-de-jose-serra-e-fernando-haddad-a-cbn.html/comment-page-1#comment-383321
    em 17 de outubro de 2012 às 17:48´

    NOTA: o ínclito, competente, democrata e impávido jornalista brasileiro Luiz Carlos Azenha recomenda comparar as duas entrevistas! O matuto enxerido assistiu, comparou e também recomenda!

    … Ainda tem eleitor indeciso na cidade de São Paulo?!… ‘No kidding’! [“Não brinque”!]

    Daqui do sertão/agreste baiano já vislumbro o pós-*Dilma 2019: Fernando Haddad presidente!
    *Dilma Rousseff, A Magnífica! ‘O poste’ segundo o PIG! [RISOS]

    EM TEMPO: daqui a algumas horas (sic), a “grande” mídia nativa vai acusar o eterno presidente Luis Inácio Lula da Silva de ter se tornado ‘um megaempresário da construção civil de postes’! [de novo, RISOS]

    BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao estadista Fernando Haddad! Civilidade, competência, ética, responsabilidade, sensibilidade e compromisso social, sapiência…
    Bahia, Feira de Santana [torcendo pela vitória do Haddad!]
    Messias Franca de Macedo

  11. Rodolfo Abreu Responder

    Sim, ainda muito indisposto quanto ao que fazer se já sabemos, o que se faz?

  12. wilson Responder

    Sou ex-funcionário da Eletropaulo, votei no Sr. Mario Covas, na 1º eleição que disputou para o Governo do Estado de São Paulo, pois disse durante a campanha eleitoral que não ia privatizaria a Empresa. Quando foi eleito, um dos primeiros atos do Governador Mario Covas, foi tocar a prvatização da Estatal Eletropaulo. Depois disso, que que não sou a favor do “voto nulo ou branco”, quando fica um candidato do PSDB, “anulo ou voto em branco”.