Renato Rovai

Blog do Rovai

Coluna política

16 de dezembro de 2014, 22h47

A Folha descobriu que Fórum não recebe quase nada do governo federal

Eu não vou abrir a minha contabilidade para o Frias, até porque a Fórum paga religiosamente todos os seus impostos, é uma empresa idônea e nunca teve um processo trabalhista. Mas eu faço um desafio ao Frias.

folha deli paris

Folha empilhada num domingo, próximo ao meio-dia, em frente a um café na Vila Madalena

Acabo de receber um email do gerente de publicidade da Revista Fórum que demonstra o nível a que chegou o jornalismo pelas bandas da Barão de Limeira. A repórter não me procurou. Não me ligou. Não me contatou no Facebook. E diz ter ligado na revista e não ter sido atendida. Pra não dizer que não deu espaço para os “acusados”, ela enviou email para o @assineforum, para o @redacao e para a @publicidade. E o fez às 18h58. Sorte que o nosso gerente de publicidade olhou a caixa de mensagem. O email está a seguir, leia que eu volto depois dele.


Olá,

Entro em contato porque estamos fazendo reportagem sobre o volume e destinação da verba de publicidade das estatais federais entre 2000 e 2013. Tentei contato telefônico com a revista (11 – 3813-1836), mas como não tive sucesso, envio a demanda por email.

O total recebido pela Revista Forum no período foi de R$ 1,73 milhão em valores correntes de 2013, segundo dados das próprias empresas.

Gostaria de fazer as seguintes perguntas:

1.Congressistas da oposição afirmam que o governo e o PT financiam sites e publicações favoráveis a eles e críticos à oposição. O repasse da verba citado acima exerce alguma influência sobre a linha editorial ou os posicionamentos da revista?

 2.Os recursos de publicidade repassado pelas estatais -aliado a eventuais repasses de órgãos da administração direta – foram a principal fonte de receita do veículo? Quanto essa receita representa em relação ao total?

 Peço um retorno ainda nesta terça-feira (16).

 Obrigada desde já,

Flávia Foreque

Folha de S. Paulo

Sucursal de Brasília

(61) 3426-6670 / 9668-7233

 

Convenhamos, o tal jornal vai fazer uma reportagem levantando suspeitas sobre outros veículos e a repórter encaminha um email desses? Não dá pra levar a sério, certo? Por isso mesmo não me dei o trabalho de ligar para a Flávia ou para quem quer que seja. Vou só fazer um desafio por aqui.

Segundo os cálculos da Folha, a Fórum, que tem audiência pra dar e vender na internet e que por 12 anos foi às bancas mensalmente, recebeu em valores atualizados 1,73 mi em 14 anos do governo federal. Ou seja, Fórum recebeu 123 mil por ano. Ou dividido por mês, 10 mil reais aproximadamente. Descontado o valor da nota fiscal, mais os 20% da agência e a comissão do comercial não devem ter sobrado nem 5 mil reais líquidos.

Evidente que a Folha não sabe fazer essas contas para perguntar para uma revista que teve durante 12 anos 20 mil exemplares em bancas se essa era a principal fonte de receita do veículo. Dez mil reais, querida Folha, mal paga o aluguel da casa onde a Fórum está estabelecida na Vila Madalena.

Mas eu não vou abrir a minha contabilidade para o Frias, até porque a Fórum paga religiosamente todos os seus impostos, é uma empresa idônea e nunca teve um processo trabalhista. Mas eu faço um desafio ao Frias. Vamos chamar o Ministério do Trabalho pra fazer uma visita na minha redação e na dele. Que tal, bonitão? Topas?

Eu quero ver a carteira de trabalho dos seus funcionários. Quero saber se você paga todos os direitos a que eles têm direito. Ou se faz o mesmo que fez com a dona Danusa, manda emitir uma nota.

De resto, o governo federal precisa ser mais justo com a Fórum. E o governo estadual também. Porque nunca fez um anúncio por aqui. E joga dinheiro em rádios e jornais regionais que não atingem ninguém. E compra assinaturas aos montes de veículos que nem a Folha que aqui, na Vila Madalena, são entregues de graça nos cafés e postos de gasolina aos domingos. E que mesmo de graça, ficam empilhados na calçada.