Lula e Flávio Dino visitam Porto de Itaqui

O ex-presidente Lula e o governador do Maranhão Flávio Dino visitaram o Porto de Itaqui nesta manhã de terça-feira (5). Em 2015, o governo do estado retomou a administração do terminal do Porto Grande, que...

O ex-presidente Lula e o governador do Maranhão Flávio Dino visitaram o Porto de Itaqui nesta manhã de terça-feira (5).

Em 2015, o governo do estado retomou a administração do terminal do Porto Grande, que vinha sendo utilizado irregularmente por uma empresa privada. A partir daí, conseguiu crescer 21% em movimentação de cargas e fechou aquele ano com recorde histórico de 21,8 milhões de toneladas.

Até final do ano que vem, estima-se um investimento de cerca de R$ 255 milhões, vindos de recursos gerados pelo caixa da empresa, além de verbas federais e privadas.

É também pelo Porto do Itaqui onde sai boa parte de produtos e subprodutos de mineração, vindos direto de Carajás (PA), pela estrada de ferro que liga a cidade paraense ao terminal maranhense. Além de facilitar a exportação de grãos produzidos por Mato Grosso, Tocantins e pelo próprio Maranhão.

Atualmente, o Itaqui gera mais de 14 mil empregos diretos e indiretos. Seus negócios movimentados são responsáveis por 35% do ICMS arrecadado pelo estado do Maranhão.

No artigo