Renato Rovai

Blog do Rovai

Coluna política

19 de março de 2018, 17h14

Capa de O Globo é a prova dos 9 da manipulação do caso Marielle pelo Fantástico

Na pinta do laço, a Fórum fez na noite de ontem uma matéria apontando que a reportagem do Fantástico sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSoL) e do seu motorista Anderson Gomes foi manipulada com o objetivo de jogar mais lenha e gasolina na defesa da intervenção militar no Rio de Janeiro. A narrativa […]

Na pinta do laço, a Fórum fez na noite de ontem uma matéria apontando que a reportagem do Fantástico sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSoL) e do seu motorista Anderson Gomes foi manipulada com o objetivo de jogar mais lenha e gasolina na defesa da intervenção militar no Rio de Janeiro.

A narrativa foi sensível. Os repórteres envolvidos conversaram com os familiares, seus companheiros do PSoL, como Marcelo Freixo e Tarcísio Motta, que é o candidato do partido a governador, e conseguiram um furo ao ouvir a namorada de Marielle, a arquiteta Mônica Benício. Houve até militante graúda do PSoL comemorando o fato de Mônica ter falado apenas com o Fantástico, porque isso teria valorizado e humanizado a história delas.

Ao final da matéria, um repórter entra ao vivo de Brasília e na frente do Palácio do Alvorada anuncia que o presidente Temer acabara de encerrar uma reunião com seus ministros e que destinaria “alguns bilhões”, desse jeito mesmo, sem dizer nem quanto e nem como, para a área de segurança pública e para incrementar a intervenção no Rio de Janeiro.

Quem conhece a fábrica de salsichas do jornalismo não se deixa enganar:

a) Não se monta um link ao vivo no domingo para cobrir uma reunião do governo sem que se saiba do que se vai tratar nela.

b) Mesmo que isso ocorra, não se “invade” o Fantástico ao vivo ao final de uma matéria como a de Marielle sem que tudo estivesse esquematizado antes.

c) Se a reunião de fato existiu, o governo marcou neste horário exatamente porque já havia acertado com os editores do Fantástico que o anúncio a favor da intervenção se daria após a matéria de Marielle.

Poderia ir listando pontos aqui até a letra z. Mas a capa de O Globo de hoje é a prova dos 9 da manipulação abjeta da narrativa do Fantástico. O jornalista Lendro Uchoas foi quem me chamou a atenção para isso. No destaque principal está a frase; “governo federal vai liberar crédito extra para a segurança”. E a imagem que ilustra a chamada é a de uma das muitas manifestações denunciando a execução de Marielle.

Marielle, como se sabe, era contra a intervenção. Não aceitaria se ver vinculada a uma manipulação tão grosseira como essa. Por isso, o PSoL, que faz bem ao denunciar quem está difundindo mentiras contra Marielle, faria muito bem se denunciasse essa asquerosa manipulação do uso da história de Marielle para a Globo defender uma causa que não era dela.

A Globo é uma organização perigosa…