Renato Rovai

Blog do Rovai

Coluna política

05 de setembro de 2018, 15h18

Pesquisa Datafolha para presidente que circula nas redes é falsa

Vários erros são cometidos no relatório, entre eles a ausência de data relativa ao levantamento e também uma colagem grosseira do logotipo do instituto no canto superior direito da página

A capa da pesquisa Datafolha falsa. Foto: Reprodução

Uma suposta pesquisa Datafolha com a intenção de votos para a corrida presidencial que circula nas redes, desde a noite desta terça-feira (5), é falsa. Vários erros são cometidos no relatório, entre eles a ausência de data relativa ao levantamento e também uma colagem grosseira do logotipo do instituto no canto superior direito da página.

Além disso, o Instituto Datafolha anunciou em sua página na internet que “cancelou registro de pesquisa eleitoral nacional que seria realizada de 4 a 6 de setembro devido à impugnação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”.

No levantamento falso, há um crescimento muito grande da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que salta para 49% na intenção de votos, enquanto Jair Bolsonaro cai para 18%. No cenário sem Lula, Haddad aparece na frente com 20% enquanto Bolsonaro tem 16%.

Já o Ibope, ao contrário do Datafolha, realizou o campo, mas não divulgou, conforme noticiado pelo próprio instituto, em nota divulgada no Jornal Nacional, na noite desta terça-feira.

Este fato sim gerou uma série de especulações na tarde de ontem que levaram a oscilações no dólar e na bolsa. O Ibope alega que recuou da divulgação diante da decisão do plenário do TSE, que indeferiu a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na madrugada de sábado (1). Mas o fato é que o Instituto foi quem fez ao consulta ao órgão. O Ibope preferiu jogar no lixo uma pesquisa na qual gastou mais de 200 mil reais. O Datafolha não saiu a campo. Esses são os fatos.