Bob Fernandes: histórico epitáfio: "Você é nosso, nós somos teu".

Escrito en BLOGS el

A CPI começava e dissemos que uma investigação pode, ou não, acabar em pizza. Outras CPIs não terminaram no forno. Para lembrar: Collor se viu obrigado a renunciar no rastro de uma CPI e, em breve, o chamado Mensalão será julgado. A CPI do Mensalão produziu 38 réus. Se eles são culpados ou inocentes é o Supremo Tribunal Federal que decidirá. Em 2005, a CPI cumpriu sua função.

Essa CPI de agora, a do Cachoeira e do Demóstenes, só escapará de um fim grotesco se surgirem revelações muito explosivas. Essa CPI já tem até um epitáfio. Nestes tempos eletrônicos, o epitáfio foi gravado não num túmulo, mas num celular.

A frase já entrou para a história: "A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu". Como sabemos, esse foi um recado do deputado Vacarezza para o governador Sérgio Cabral. Vacarezza, ex-líder do PT e integrante da CPI.

A CPI, que nasceu na busca das articulações criminosas feitas via celular, pode morrer, ou renascer, por conta dessa mensagem via celular do Vacarezza. O que a frase explica é muito simples: está em andamento o ensaio de um acordão. Esse acordo é amplíssimo e pode ser resumido assim: vocês não pegam os nossos e nós não pegamos os seus.

Vamos recordar: o que a CPI deveria fazer? A CPI deveria investigar a empreiteira Delta e suas ramificações. A Delta tem bilhões em obras em 21 estados. Leia-se 21 governos estaduais. A Delta disputou e ganhou licitações de bilhões em obras do PAC. Leia-se do governo federal.

O dono da Delta, Fernando Cavendish, era corpo, champanhe e guardanapos com o governador do Rio, Sérgio Cabral. Cabral é do PMDB. Cabral deve, ou deveria ser investigado pela CPI. O Cachoeira e o Demóstenes são telefone e casa com o governador de Goiás, o Perillo do PSDB. Ele deve, ou deveria ser investigado pela CPI.

Da mesma forma que deve, ou deveria ser investigado o governador Agnelo, do PT de Brasília.

Se vazou, e noticiou, que a CPI investigaria também as obras de ampliação da Marginal do Tietê. Obras do tempo do governo José Serra em São Paulo. Percebam que tudo isso já começa a ser esquecido. Já sumiu do noticiário. Sinal de que os acordos avançam.

Os acordos avançam porque nenhum dos grandes partidos sairia dessa sem se queimar. Se o acordão for fechado, daqui a pouco virá a farsa seguinte: a da disputa sobre "Quem Matou a CPI". Restará para os otários, nós todos, esse ridículo debate. E o histórico epitáfio: "Você é nosso, nós somos teu".

E começou a CPI. Começou quente, apesar de tanta Cachoeira Bob Fernandes: “Pizza”? Mais de 700 políticos já foram cassados