Manchetômetro lança Marinômetro, para medir o frisson da mídia após lançamento da candidata missionária pela Folha

Escrito en BLOGS el

LANÇAMENTO DO 'MARINÔMETRO'

A morte trágica de Eduardo Campos em acidente de avião no dia 13 de agosto de 2014, causou um alvoroço na cobertura jornalística: uma enxurrada de especulações e opiniões acerca do futuro da chapa do PSB para a presidência da República e do resultado das eleições que se aproximam.

Para bem avaliar esse evento político-midiático, lançamos o MARINÔMETRO, empregando uma metodologia diferente daquela usada nas outras páginas do MANCHETÔMETRO. Ao invés da análise de valência, identificamos cinco enquadramentos na cobertura: Pró-Marina, Ambivalente, Candidato PSB, Descritiva e Elogio (a Eduardo Campos). O enquadramento pró-Marina foi assinalado nos textos que mostravam claro entusiasmo ou predileção pela escolha de Marina da Silva para substituir Eduardo Campos na chapa do PSB. “Candidato do PSB” foi uma categoria hipotética criada para se contrapor logicamente ao enquadramento pró-Marina. A ideia aqui é testar, por comparação, se as diferentes alternativas colocadas ao partido estavam sendo exploradas pela grande mídia. O enquadramento ambivalente corresponde àquele em que o texto elenca prós e contras da potencial escolha de Marina, mas não manifesta posição decidida. Já a categoria descritiva foi usada quando o texto se exime de tomar qualquer posição quanto à candidatura. Por fim temos a categoria elogio, que foi assinalada quando o texto fazia elegia a Eduardo Campos. Outra inovação em relação ao restante do MANCHETÔMETRO foi o fato de a base de dados não se restringir às capas. Nesse estudo de caso consideramos todos os textos sobre o assunto na edição integral de cada jornal.

Avaliamos também a cobertura do Jornal Nacional. A metodologia empregada é similar à da análise dos jornais impressos; a diferença reside na adição do fator tempo. Isto é, o que temos nas colunas dos gráficos é a agregação do tempo das notícias nos enquadramentos Pró-Marina, Ambivalente, Candidato PSB, Descritiva e Elogio (a Eduardo Campos).

Qual o comportamento da grande mídia frente os acontecimentos recentes? Os padrões de viés identificados nas análises do Manchetômetro ecoam também na cobertura da sucessão do PSB? Será que os três jornais impressos estão se comportando de maneira similar no tratamento da questão? Veja nossos gráficos e tire suas conclusões.

Juntamente ao 'MARINÔMETRO', publicamos no site artigo de Wanderley Guilherme dos Santos, refletindo sobre esses acontecimentos.

Para acessar a o hotsite do Marinômetro, clique aqui.

Para acessar o artigo de Wanderley Guilherme dos Santos, clique aqui. Carlos Latuff, via Esquerda Festiva