Blog do Maringoni

política

22 de junho de 2019, 07h34

Democracia e Vertigem é um filmaço, por Gilberto Maringoni

A sensação de estupefação e entorpecimento de espectador no final da fita pouco a pouco se desvanece quando atentamos para o som ao redor e percebemos que o admirável mundo novo dos milicianos de toga, farda e terno começa a apresentar rombos no casco.


+ posts

26 de janeiro de 2019, 16h15

A Vale antes da lama

Na Companhia Vale do Rio Doce, entre 1942 e 1997 - período em que pertenceu ao Estado brasileiro - nunca houve desastre ambiental que chegasse perto dos de Mariana e Brumadinho


10 de janeiro de 2019, 17h02

Venezuela: Não é possível contestar a legitimidade de Maduro sem fazer coro com a direita

"É difícil apoiar o governo Maduro, tamanha é sua incompetência e conduta reprovável em várias frentes. Mas é um governo eleito e legítimo. As pressões por sua queda se originam na cobiça de Washington pelas reservas petrolíferas venezuelanas. Não há neutralidade possível ou oposição que não favoreça o ultraliberalismo no país vizinho"


08 de dezembro de 2018, 11h07

O autor, o autor!

Gilberto Maringoni: “O partido fardado parece ser - até agora - quem mais externa desconforto com as peripécias da família. Mesmo assim, é difícil identificar claramente de onde partiu o torpedo”


03 de dezembro de 2018, 12h02

Qual o sentido de se polemizar com Olavo de Carvalho?

Pouco importa criticar os arrazoados e os vídeos de um sujeito que durante anos pertenceu ao limbo do lumpesinato intelectual. Vale mais investigar os motivos que levaram um tipo desse calibre – sem trocadilho – a figurar no proscênio da atividade política


13 de novembro de 2018, 16h55

Psicologia de massas do fascismo

Gilberto Maringoni cita a obra “Psicologia de massas do fascismo”: “A mentalidade fascista é a mentalidade do ‘Zé Ninguém’, que é subjugado, sedento de autoridade e, ao mesmo tempo, revoltado. Não é por acaso que todos os ditadores fascistas são oriundos do ambiente reacionário do ‘Zé Ninguém’


29 de outubro de 2018, 23h06

Vencemos no passado e venceremos no futuro

"Unimos a esquerda, os democratas, parte dos liberais, dos nacionalistas e dos que lutam por um Brasil socialmente justo"


28 de outubro de 2018, 10h41

Não estamos mais sozinhos. Agora somos multidão, multidões. Coloridas, alegres, enérgicas, confiantes!

Gilberto Maringoni: “Sofremos como cão sem mãe nos últimos meses. Hesitamos. Parecia que não ia dar e pensamos em jogar a toalha. Mas ultrapassamos a intimidação e a defensiva. Estamos vivendo dias e noites épicos, heroicos”


14 de outubro de 2018, 15h58

Roger Stone, o inventor do padrão Bolsonaro de campanha

Quer conhecer a lógica que move a campanha de Jair Bolsonaro? Então largue o que está fazendo e corra ao Netflix assistir o documentário "Get me Roger Stone"!


08 de outubro de 2018, 13h22

Haddad no governo, Haddad no poder!

Não tenho bola de cristal, mas Haddad pode enfrentar dificuldades se continuar a ser apenas o representante do ex-presidente. Daqui para a frente, terá de ser corpo e espírito


15 de setembro de 2018, 13h01

Eleições, sabatinas e alguns pensamentos

Ao assistir Haddad - e Boulos e Ciro em outras oportunidades -, eu me admiro com a maestria deles, embora cada um exiba um estilo.


25 de agosto de 2018, 15h25

Teoria da conspiração e naturalização do golpe

Em novo artigo, Gilberto Maringoni aborda a sucessão presidencial: “No momento em que a casa está pegando fogo, é hora de concentrar esforços contra a direita. Mas deve-se, prudentemente, manter o olho vivo”