#FÓRUMCAST

#Injeção na Testa

18 de Janeiro de 2018, 09h29

Devo tomar a vacina da febre amarela?

Quem já conhece o Blog Injeção na Testa, sabe que nós somos a favor de um cuidado consciente, que evite intervenções que façam mais mal do que bem (por isso “injeção na testa”, tem coisa que nem de graça!). E por isso também que estamos aqui hoje: para falar da importância da vacinação contra a febre amarela!


27 de novembro de 2017, 16h26

Pressão alta, pressões da vida e hipertensão arterial – vamos falar de uma condição frequente?

Uma coisa essencial é poder discutir os riscos e benefícios dos remédios com seu médico, e mesmo perguntar se seu diagnóstico foi feito da maneira mais adequada e questionar qual o significado daquele número que aparece no aparelho para sua vida.


13 de novembro de 2017, 15h11

“Novembro Azul”: Por que você (que não tem nenhum sintoma urinário) não deve fazer exames de próstata

Hoje o Injeção na Testa republica o texto do colega médico de família e comunidade Thiago Campos, publicado há um ano aqui na Revista Fórum, sobre os riscos da campanha do Novembro Azul. Esse texto foi o gatilho para a criação desse blog. E segue sendo extremamente importante no mês de novembro.


18 de outubro de 2017, 18h35

O que significava trabalhar em equipe – uma tragédia se anuncia

O papel do enfermeiro no trabalho em equipe da UBS é amplo e necessário, e grande parte de seu atendimento consiste em fazer diagnósticos e prescrever terapêuticas dentro da sua área de atuação.


03 de outubro de 2017, 17h03

Precarização do direito à saúde: “um case de sucesso”

Por Felipe “Bahia” Corneau Não faz muito tempo, era possível ler no Estadão uma matéria sobre os jovens médicos que deixaram um pouco de lado os corredores dos melhores hospitais de São Paulo para oferecer consultas a baixos preços na “favela de Heliópolis”, uma das regiões mais carentes da cidade. O criador da empresa iniciava […]


12 de setembro de 2017, 16h56

O peso do carimbo e o preço dos remédios – Indústria farmacêutica, médicos e pacientes

Em 2013, os gastos com medicamentos no Brasil totalizaram 78,5 bilhões de reais por parte dos cidadãos, quase dez vezes mais que o 8,4 bi gastos pelas instituições governamentais.


21 de agosto de 2017, 17h04

Nódulos de Tireoide – a crônica de um diagnóstico anunciado

O objetivo do exame preventivo é diagnosticar a doença, mas na verdade é aumentar o tempo de vida, a qualidade de vida, ou preferencialmente os dois. Diagnosticar e tratar a doença seria apenas um passo intermediário nestes objetivos.


03 de agosto de 2017, 16h39

A onda da Vitamina D e o que você precisa saber

Afinal, qual é a questão com a Vitamina D? Por que os médicos medem essa vitamina no sangue? Ganhamos mais anos de vida (ou aumentamos a qualidade dela) quando suplementamos?


19 de julho de 2017, 16h34

HPV e suas consequências para as mulheres: um entendimento mais profundo para um cuidado mais humano

*Por Luiza Magalhães Muitas pessoas já ouviram falar desse vírus, já foram diagnosticadas com ele ou sabem de  alguém  que  teve. Todo ano, milhares de mulheres (muito mais do que homens) são submetidas a exames que chamamos preventivos para descobrirem se tem ou não alguma doença. Isso parece sempre uma boa ideia e saímos dos […]


04 de julho de 2017, 19h15

O tal movimento antivacina

Por Mariana Duque A polêmica Numa época em que se tornaram rotina os debates acalorados e polarizados em redes sociais, o tema vacinação tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, principalmente após a recente decisão do Ministério da Saúde de prorrogar a campanha contra a influenza, devido à baixa adesão. Chama atenção o perfil […]


20 de junho de 2017, 13h50

Saúde: Nem sempre prevenir é melhor que remediar

Todo mundo fala que "prevenir é melhor do que remediar" e que os exames de rastreio vão evitar doenças e complicações. O que nem sempre é colocado é que alguns cuidados em excesso podem implicar em riscos desnecessários. Muitos exames podem oferecer mais riscos do que os próprios diagnósticos desencadeados por eles, podem ter mais riscos do que benefícios.


02 de junho de 2017, 15h42

Machos e machucados

O machismo mata milhares de mulheres todos os anos, mas também mata e adoece inúmeros.