Milos Morpha

por Cesar Castanha

29 de maio de 2019, 21h23

“Rocketman”: o excesso finalmente em cena

Cesar Castanha: “É muito prazeroso ver como 'Rocketman' articula o legado de uma personalidade como Elton John em um filme que dá conta tanto da construção do personagem quanto da sua inventividade”


+ posts

23 de janeiro de 2019, 23h18

Apanhado do Cinema 2018

Esta lista, afinal, a oitava publicada pelo blog Milos Morpha, nunca se pretende definitiva. Não é nunca o fim, mas a continuidade de uma conversa. Confira


21 de novembro de 2018, 10h17

Entre a perda e a presença, em “Los silencios”

Los silencios, dirigido por Beatriz Seigner, que levou o prêmio de Melhor Direção pelo filme no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, não faz distinções entre realismo e fantasia.


14 de novembro de 2018, 18h00

Uma fantasia habitável em “Inferninho”

Cesar Castanha: “Inferninho” pode convidar uma leitura que entenda o filme como, ao menos, agenciando uma estética do realismo com a sua presente fantasia. Mas não há nada de realista no periférico apresentado”


12 de novembro de 2018, 22h19

Um café e uma conversa com “Temporada”

Cesar Castanha: “Em seus dois longas-metragens, André Novais Oliveira indica um projeto forte e coerente de cinema, que dá continuidade ao que já vinha sendo sugerido em seus excelentes curtas-metragens


30 de outubro de 2018, 21h59

Nasce outra estrela em “Bohemian Rhapsody”

Bohemian Rhapsody (dir. Bryan Singer, 2018) estreia no Brasil nesta semana e o blog Milos Morpha já assistiu e preparou uma resenha crítica; confira


12 de setembro de 2018, 22h56

As masculinidades e os predadores

"O Predador" estreia num momento em que um entendimento mais carismático da masculinidade (ainda que sempre normativo e dotado de uma determinação moral) é disputado em diversos discursos reacionários


29 de agosto de 2018, 23h09

A mulher que olha e as mulheres que são olhadas em “As herdeiras”

Confira, em primeira mão, a resenha de Cesar Castanha sobre o filme paraguaio "As herdeiras", que venceu o Urso de Prata e estreia no Brasil esta semana


15 de maio de 2018, 22h01

Deadpool 2: exceção e regra

César Castanha, do blogue Milos Morpha, assistiu ao filme antes de sua estreia nacional. Confira a crítica


26 de abril de 2018, 21h37

Netflix: questões de uma relação com a indústria cultural

Em sua coluna, Cesar Castanha analisa as relações da Netflix com a indústria cultural. "Seus produtos são apostas político-econômicas e eles são sempre apresentados como destinados a um consumo mesmo descartável — a cada semana uma nova temporada para sua dedicada afeição"


23 de abril de 2018, 18h52

As visões do fim do mundo em “Hora da Aventura”

A série animada da Cartoon Network prevista para se encerrar neste ano se apegou, por toda essa década, a uma dada imagem do fim do mundo: a Terra de um pós-apocalipse nuclear e personagens que emergem como resultado das chuvas ácidas


16 de abril de 2018, 17h57

O espaço do outro na comédia de Tina Fey

Unbreakable Kimmy Schmidt, criada por Tina Fey e Robert Carlock, foi totalmente produzida durante o governo Trump, e Tina Fey é conhecida justamente por um senso arriscado de comédia política