#Milos Morpha

04 de novembro de 2017, 17h26

Um espaço entre dois quartos em “Me Chame pelo Seu Nome”

por Cesar Castanha “Eu tenho uma ideia — eu ouso dizer erroneamente — que você se sente mais em casa comigo em um quarto.” “Um quarto?”, ela ecoou, perdidamente surpresa. “Sim. Ou, pelo menos, em um jardim, ou em uma estrada. Nunca em um verdadeiro campo como este.” A room with a view – E. […]


19 de setembro de 2017, 22h38

A imagem que se esgota em “Mãe!”

por Cesar Castanha Em um pôster do filme Mãe!, o material de divulgação alude ao cartaz do filme O bebê de Rosemary (dir. Roman Polanski, 1968), com o rosto de Jennifer Lawrence deitado, transparente, ao modo do de Mia Farrow no outro. A referência é ambiciosa e um convite à expectativa. É também uma estratégia […]


14 de setembro de 2017, 22h22

O moralismo cristão de “Bingo”, por Martim Barros

  Na obra “Cinema brasileiro: Propostas para uma História”, há um momento em que Jean-Claude Bernardet faz um mapeamento da abordagem crítica da produção cinematográfica nacional até os anos setenta. Havia uma tendência muito forte dos jornalistas avaliarem os filmes brasileiros de acordo com parâmetros de qualidade baseados na produção europeia e, sobretudo, norte-americana. Eram […]


28 de agosto de 2017, 21h53

São Paulo e a casa de bonecas em “Como Nossos Pais”

por Cesar Castanha Um amigo, há algum tempo morando em Bruxelas, disse que o filme Como nossos pais (dir. Laís Bodanzky, 2017) o deixou com saudades de São Paulo. Achei uma afirmação bonita, mas também curiosa, considerando que a cidade de São Paulo se apresenta no filme mais por um conjunto de espaços internos — […]


04 de agosto de 2017, 16h24

Delírio entre ruínas em “O Estranho que Nós Amamos”

por Cesar Castanha Na peça The glass menagerie, de Tennessee Williams, o autor apresenta uma família de classe média baixa que foi abandonada pela figura paterna. Amanda, a excêntrica mãe, Laura, a filha retraída, e Tom, o filho poeta e afeminado, vivem em um apartamento pequeno na cidade, isolados do resto do mundo enquanto Amanda […]


25 de julho de 2017, 20h51

Não há silêncio em Dunkirk

por Cesar Castanha A primeira imagem de Dunkirk no filme que leva seu nome não é da praia, mas de uma rua residencial abandonada. Um grupo de soldados vaga por essas ruas, procurando escapar do cerco alemão depois do fracasso dos países aliados na batalha pela França. No início, apenas caminham contemplando as fileiras de […]


14 de julho de 2017, 15h13

De Canção em Canção, existencialismo fora de ritmo

por Cesar Castanha O melhor filme sobre um festival de música, ou a utilizar um como cenário, que eu já vi, Nashville (dir. Robert Altman, 1975). Observando a relação de um extenso grupo de personagens com a música country, Altman propõe um olhar não só para a cultura afetiva de uma cidade, mas também para […]


05 de julho de 2017, 14h48

A maravilha do feminismo imperialista, por Susan Abulhawa

A maravilha do feminismo imperialista Ou como a Mulher Maravilha virou de heroína à apoiadora de crimes de guerra. Por Susan Abulhawa *Susan Abulhawa é uma escritora palestina. Autora do livro best-seller internacional “Morning in Jenin” (Bloomsbury, 2010). Ela também é a fundadora do Playgrouds for Palestine, uma ONG para crianças. Texto publicado originalmente em […]


13 de junho de 2017, 13h31

Ser positivo, por Ian Green

Por Ian Green* Esta publicação está dando continuidade à série de textos traduzidos em comemoração ao mês do Orgulho. Em 1985, o mundo estava em um estado de histeria. Apenas alguns anos antes, ninguém tinha ouvido falar de Aids ou HIV. Em 3 de julho de 1981, o New York Times reportou que “médicos em […]


06 de junho de 2017, 15h19

O Anjo da História, por Emily Garside

A peça “Angels in America” foi um marco do teatro contemporâneo e uma resposta cultural única ao boom da Aids nos anos 1980. A peça recebeu uma nova montagem este ano no National Theatre, em Londres. Graças a gentileza de um amigo, também fã da peça, Madson Melo, recebi de presente uma revista lançada pela montagem. Nessa […]


31 de maio de 2017, 12h13

A jornada de “Mulher-Maravilha”

por Cesar Castanha Quando o gênero do filme de super-herói se consolidou como um dos mais lucrativos em Hollywood, adaptações de personagens da Marvel e DC nos cinemas começaram a ser cada vez mais frequentes. A Fox, por exemplo, está produzindo agora o décimo filme da franquia X-men; e ainda este ano estreia Homem-Aranha: De […]


09 de maio de 2017, 11h54

“Corra!”: uma experiência de horror

por Cesar Castanha Na primeira cena de Corra!, um jovem homem negro (Lakeith Stanfield) caminha à noite pelas ruas de um subúrbio de classe média. Ele brinca com um amigo ao telefone, ironizando aquele espaço. Um carro para ao seu lado, e o rapaz, incomodado e com medo, dá meia volta, mas não escapa de […]


07 de março de 2017, 11h50

Os Flintstones da Era Trump

por Cesar Castanha A série animada Os Flintstones pode ser vista como um produto de entretenimento americano bem típico da cultura da Guerra Fria, e da narrativa que o país então construía sobre si mesmo. A família, a cultura e a ideologia americanas edificadas, expostas como atemporais, como a sociedade ideal que a América sempre […]


31 de janeiro de 2017, 19h55

Apanhado do Cinema 2016

por Cesar Castanha Mais uma vez, listo meus filmes preferidos do ano que passou e tento justificar um pouco algumas das preferências. E como sempre, seguindo os links, você pode encontrar textos mais completos sobre cada filme. O ano passado foi muito duro, e acredito que o cinema refletiu um pouco essa dureza. Nocturama talvez […]


21 de dezembro de 2016, 12h22

Gilmore Girls, em busca da comunidade ideal

por Cesar Castanha “A retirada para uma religião recém-descoberta ou para uma tradição comum reinventada não era uma resposta para o desafio da modernidade, mas uma fuga dele”, Svetlana Boym em O Futuro da Nostalgia “Então você pode entender? Quero uma filha enquanto ainda sou jovem, quero segurar sua mão e mostrá-la alguma beleza antes […]