Milos Morpha

por Cesar Castanha

03 de agosto de 2016, 18h54

A nação da carnificina

Filme do renomado diretor Matin Scorcese traz cenários de disputas de gangues nos EUA na época da abolição da escravidão. Por Lucas Procópio Caetano Para além da notória queda de braço entre o diretor Martin Scorsese e os produtores da Weinstein Company acerca do corte final, ou ainda a catastrófica montagem de gosto duvidoso de […]


+ posts

13 de abril de 2016, 12h21

E o Homem criou “A Bruxa”, por Cecília Shamá

“Que uma biblioteca famosa tenha sido amaldiçoada por uma mulher é motivo de total indiferença para ela. Venerável e calma, com todos os seus tesouros seguramente trancafiados em seu seio, ela dorme complacentemente, e no que me diz respeito, há de dormir para sempre. Nunca despertarei esses ecos, nunca buscarei hospitalidade, jurei enquanto descia os […]


03 de março de 2016, 08h15

“O Pecado Mora ao Lado”, um comentário sobre a censura

Em uma das primeiras cenas de O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch, dir. Billy Wilder, 1955), o protagonista Richard Sherman (Tom Ewell) vai a uma lanchonete e é atendido pela garçonete interpretada por Doro Merande. Recusando a gorjeta oferecida por Sherman, a personagem aproveita a deixa para militar a favor do nudismo. […]


16 de fevereiro de 2016, 08h59

As colinas vivas de “A Noviça Rebelde”

  Os primeiros planos de helicóptero em A Noviça Rebelde (The Sound of Music,Robert Wise, 1965) revelam pequenas porções da paisagem de Mellweg, na Bavaria: um paraíso verde e montanhoso, e cada novo aspecto dele parece confirmar uma composição de perfeita harmonia. A câmera agora revela pela primeira vez o que parece ser o todo […]


04 de fevereiro de 2016, 09h29

Apanhado do Cinema 2015

Táxi Teerã propõe uma questão: por que filmamos? O cinema, como uma arte agora já centenária, tem aprofundado esse questionamento já há algumas gerações. E boa parte do cinema contemporâneo tem se motivado a partir dessa questão. A obra-prima de Jafar Panahi é uma belíssima e delicada reflexão sobre o cinema, principalmente sobre o seu […]


01 de fevereiro de 2016, 08h31

29 filmes para se ver em fevereiro

arte de Anderson Acioli (behance.net/Acioli) 1-      Fevereiro é o mês do Carnaval. Mas no caso de 2016, a quarta-feira de cinza está logo ali no dia 10. Fevereiro está mais para o mês do fim do Carnaval. Pra começarmos na parte doce desse mês meio amargo, assista Cavadoras de Ouro, musical sobre a crise de […]


14 de janeiro de 2016, 14h30

“Os Oito Odiados” e a marca de Tarantino

  Há informações sobre a trama do filme que podem desagradar leitores desavisados. Eu tenho dificuldade em não ver autoria como um fato do cinema. Por mais industrial que seja o processo de produção de um filme — ou seja, mesmo para aqueles que parecem apenas reproduzir uma série de fórmulas garantidas para o bom […]


01 de janeiro de 2016, 10h28

31 filmes para ver em janeiro

1-   É primeiro de janeiro! Você nem sente a ressaca do ano-novo porque foi completamente invadido por aquela sensação maravilhosa de que tudo pode acontecer. Aproveite que dormiu no sofá da sua irmã para assistir O Serviço de Entregas da Kiki com seus sobrinhos. 2-    É isso. O ano começou mesmo, e você está […]


04 de dezembro de 2015, 11h29

Buffy e o reconhecimento da televisão

“Uma vez em cada geração há uma caçadora. Ela, sozinha, enfrentará vampiros e as forças do mal”. Essa mensagem é repetida mecanicamente em todo episódio da primeira temporada de Buffy, a caça-vampiros (Joss Whedon, 1997-2003). Ela serve um propósito narrativo evidente, e até meio datado, da televisão: reiterar a essência da trama, o que supostamente […]


18 de novembro de 2015, 13h31

O existencialismo cínico de “Mate-me por Favor” e “A Seita”

A ironia de Jane Austen (autora de Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade) é diferente da dos escritores britânicos que a seguiram: é desprovida do cinismo encantado de Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray, A Importância de Ser Prudente) e do desespero de Virginia Wolf (Orlando, Ao Farol, Mrs. Dalloway). É uma ironia […]


11 de novembro de 2015, 11h36

Conversas de Janela – Anita Rocha da Silveira

  Sábado (7/11), passei por uma maratona comum a quem está cobrindo um festival de cinema. Passava das 19h, e eu tinha acabado de sair do terceiro filme (Desencanto, de David Lean, um dos meus preferidos) do dia, no terceiro cinema e no terceiro bairro, e corria para conseguir pegar o ônibus e chegar a […]


10 de novembro de 2015, 16h04

Conversas de Janela – Gabriel Mascaro

“Acho que se Boi Neon está conseguindo encontrar espaço em outros países é porque é um filme muito simples sobre um lugar em transformação. Vejo como uma possibilidade de um diálogo com uma experiência que talvez seja universal”, disse o diretor Gabriel Mascaro em entrevista durante o VIII Janela Internacional de Cinema do Recife Ao abrir, na última […]