#Milos Morpha

05 de outubro de 2015, 19h47

Eles Voltam e o reconhecimento da identidade

Quando escrevi a resenha sobre Eles Voltam (Marcelo Lordello, 2012), publicada neste blog em abril de 2014, falei da percepção que é possível se ter do filme quando inserido dentro do contexto taxativo de Cinema Pernambucano. Não ignorando a importância desse contexto para o filme, eu senti a necessidade de voltar a escrever sobre ele […]


09 de setembro de 2015, 10h04

A Letra Escarlate de Cada Geração, por Lucas Procópio

Mesmo antes de Freddy Krueger lançar suas garras por entre as pernas da virginal Nancy na provável mais emblemática cena de A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984), o sexo como responsabilidade já pesava sobre os ombros das gerações Y e Z. Se por um lado nenhuma outra geração desfrutou de tamanha […]


08 de setembro de 2015, 09h02

Rebecca, o filme americano

Entre as anedotas que rodeiam Alfred Hitchcock (e seus modos interessantes garantiram que fossem muitas) estão as do filme que ele não fez. Em 1938, foi amplamente divulgado que o maior diretor britânico da década teria assinado com o produtor David O. Selznick para dirigir um filme baseado no naufrágio do Titanic, o que seria […]


24 de agosto de 2015, 11h26

“Que Horas Ela Volta?”: cinema e sociedade em mudança

Nos poucos segundos em que a cartela “Uma Coprodução Globo Filmes” passou pela telona do novíssimo Cinema do Museu, fui levado, em devaneio, a diversas discussões que já tive virtualmente ou na presença de amigos sobre o que exatamente é a Globo Filmes. Devo ter chegado ao fim de pelo menos alguns desses debates, mas […]


15 de agosto de 2015, 11h27

Oprimidos e opressores nos filmes de animais da Disney

O marxismo de meus pais refletiu em algumas das minhas referências cotidianas e culturais da infância. Eu cresci ouvindo Os Saltimbancos, adaptação de Chico Buarque para o musical infantil italiano inspirado no conto Os Músicos de Bremen. As músicas de Os Saltimbancos se referem à união solidária entre movimentos sociais diversos, representados por animais, contra […]


04 de agosto de 2015, 08h53

Inquietantemente Universal, por Cecília Shamá

  Querido pai,  Tu me perguntaste recentemente por que afirmo ter medo de ti. Eu não soube, como de costume, o que te responder, em parte justamente pelo medo que tenho de ti, em parte porque existem tantos detalhes na justificativa desse medo que eu não poderia reuni-los no ato de falar de modo mais […]


23 de julho de 2015, 11h59

A política de um melodrama

Ao falar de Jogo de Cena, Eduardo Coutinho percebia em sua última obra-prima um pouco da estética do melodrama. Ele apontava a performance dramática de que aquelas mulheres se utilizavam para confiá-lo a sua história. E, sem definir causa ou consequência, Coutinho justifica o fetiche narrativo de suas personagens pela proximidade da cultura literária brasileira […]


16 de julho de 2015, 09h43

O confronto americano de Um Bonde Chamado Desejo

Nenhuma peça teatral do século XX encontrou tanta repercussão cultural quanto Um Bonde Chamado Desejo, a obra-prima de Tennessee Williams. O conflito entre Blanche DuBois, Stanley Kowalsky e Stella ainda é aludido em comédias que brincam com o lirismo e o drama do texto e a afetação dos personagens. O grito desesperado por “Stella!” e […]


06 de julho de 2015, 12h34

Sense8: televisão militante

Eu gosto muito da Hollywood marxista dos irmãos Andy e Lana Wachowski. Matrix ainda resiste como uma pérola da ficção-científica mainstream. Apesar de suas duas continuações não serem muito apreciadas, o universo complexo que foi criado para a trilogia não esconde a inspiração nos conflitos básicos da sociedade capitalista. Gosto ainda mais, no entanto, quando […]


30 de junho de 2015, 08h34

“Um Lugar ao Sol”, “Pacific” e a classe média ridicularizada

  É muito interessante como se forma a cinefilia em um lugar que tem produzido cada vez mais filmes, e com um reconhecimento externo crescente, como é o caso de Pernambuco. A intenção cinéfila, sempre um movimento engajado por motivações estéticas, confronta-se com a presença próxima das figuras concretas que produzem os filmes quase sempre […]


25 de junho de 2015, 15h31

Jurassic World: passado e presente, por Pedro de Biasi

Existe uma dialética bastante hipnótica em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, sequência-re… (Reboot? Reconstrução? Refilmagem? Rebuceteio?) da obra-prima conjurada por Steven Spielberg. É fácil deixar a atenção se desviar dos frágeis efeitos visuais, dos sofridos diálogos, dos medonhos (vá lá) personagens e das paupérrimas sequências de ação quando se desenha, quase como subtexto, mas […]


16 de junho de 2015, 10h22

Sobre Pasolini e a Paixão de Viviany

Em uma matéria virtual, o G1 afirma que a releitura do martírio de Jesus Cristo interpretada pela modelo transexual Viviany Beleboni “chocou” parte das pessoas na Parada Gay de São Paulo do dia 7 de junho. A afirmação é potencialmente verdadeira, mas não escapa de ser burra e tendenciosa, como em quase todas as vezes […]


03 de junho de 2015, 09h23

A arte do crítico

              Oscar Wilde, figura essencial da antinostalgia vitoriana, tem um conto maravilhoso chamado O Retrato do Senhor W. H.. É a história de três intelectuais e a teoria literária de um deles, que, se provada, transformaria radicalmente a leitura hegemônica da obra de William Shakespeare. A teoria exposta em […]


02 de junho de 2015, 09h36

A ressaca pós-Mad Men: o sonho acabou, e você vai ficar bem, por Cecília Shamá

Não se pode repetir o passado – Nick Carraway. É claro que podemos. – Jay Gatsby. F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby. Quem mais poderia vender uma Coca-Cola para o mundo que não Don Draper? Ele é o homem que vendeu o mundo, afinal, como nos diz a voz de Bowie nos vídeos promocionais da […]


01 de junho de 2015, 11h04

Spielberg e um cinema de aventura perdido

Recentemente, alguns colegas ridicularizaram publicamente a ode ao cinema clássico americano, evidenciada nos elogios ao último filme de Clint Eastwood, Sniper Americano, acusando-a de ser politicamente alienada. O comentário gerou uma repercussão de troca de farpas e indiretas bem diretas. No meio de tudo isso, um amigo cinéfilo soltou o ótimo comentário “cada um tem […]