Quilombo

por Dennis de Oliveira

13 de maio de 2019, 20h03

13 de maio, a abolição inconclusa e a consolidação do Estado capitalista racista

Dennis de Oliveira, no Blog Quilombo, diz: “Ao ver as práticas políticas do governo Bolsonaro percebe-se de forma aberta este DNA racista do Estado brasileiro”


+ posts

12 de fevereiro de 2019, 15h25

Diretora da Vogue expressa a branquitude como lugar de privilégios

Sobre a festa de Donata Meirelles, Dennis de Oliveira diz que “basta ligar os pontos e verificar que todos os sinais indicam para uma condição de subalternidade das mulheres negras ante aos convidados brancos”


04 de fevereiro de 2019, 17h46

Sérgio Moro e a decadência intelectual das elites

Dennis de Oliveira, em novo artigo, diz que Moro é “uma celebridade que não tem nenhum estofo acadêmico, pelo contrário. Ele e seus companheiros da República de Curitiba são intelectualmente medíocres”


25 de janeiro de 2019, 16h20

Primeiro, se mata Marielle Franco, depois ameaça Jean Willys… quem será o próximo?

Dennis de Oliveira: “Violência como prática política para impedir o contraditório, ausência de transparência de dados do governo. Situações que já são práticas recorrentes do Estado brasileiro junto às periferias”


24 de janeiro de 2019, 21h10

Eleição da presidência da Câmara e resistência à agenda neoliberal

Dennis de Oliveira: “Em que medida apoiar Rodrigo Maia vai auxiliar na mobilização popular para resistir a essa agenda antidireitos?”


23 de janeiro de 2019, 17h22

Estamos próximos da elucidação dos assassinatos de Marielle e Anderson?

Em novo artigo, Dennis de Oliveira avalia que o problema do assassinato de negras e negros não é de falhas na estrutura de segurança pública. É produto da lógica e da ideologia destas instituições


22 de novembro de 2018, 16h23

Dia da Consciência Negra: esquerda continua errando

Dennis de Oliveira: “Não se trata de dialogar com a periferia, somente em tempos de campanha. É preciso se reconstruir como força política a partir da periferia, potencializando as lideranças que emergem destes movimentos”


11 de outubro de 2018, 17h26

O que está por trás do discurso autoritário do candidato fascista

Dennis de Oliveira: “O fascismo é um arranjo político feito para enquadrar à força toda a sociedade dentro de paradigmas que interessam ao capital”


26 de setembro de 2018, 17h01

Infelizmente, é o que parece

Em novo artigo, Dennis de Oliveira alerta: “Bolsonaro é o que parece. E as mulheres perceberam isto ao tomar a frente do grande movimento que vai as ruas no dia 29. Mais perigoso que Bolsonaro, é relativizá-lo”


29 de agosto de 2018, 16h49

Por que a democracia incomoda

Dennis de Oliveira: “Nesta retomada da coluna Quilombo, abordarei o porquê do incômodo dos conservadores com a manutenção da democracia mesmo aquela chamada de ‘burguesa’ pelos marxistas”


05 de julho de 2018, 17h55

Os sentidos dos sentimentos contra Neymar: incômodos e preconceitos

Segundo Dennis de Oliveira, para quem acha que o brasileiro é “mascarado”, a estatística desmente: Neymar lidera nos dribles certos, com 10. Além disso, ele foi o jogador que mais recebeu faltas: 17, média de quase seis por jogo.


27 de maio de 2018, 01h09

Racismo religioso: mais uma forma do genocídio da população negra no Brasil e do nazifacismo brasileiro

Os ataques e as tentativas de intimidação das práticas sagradas de matriz africana são formas de apagar a presença negra, majoritária, no Brasil.