Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

30 de setembro de 2012, 13h39

Denúncia: Rogério Herlon: Folha permite comentários de conotações racistas em suas redes sociais

Reproduzo o mail do leitor Rogério Herlon e oriento os demais leitores que desejarem formular a denúncia sobre este caso ou outros que encontrarem que as denúncias podem ser feitas pela Safernet: http://www.safernet.org.br/site/denunciar e também na Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/simba/fale-conosco/denuncias  http://denuncia.pf.gov.br/

Olá Conceição, tudo bem?

Sou assíduo do seu blog e gostaria de compartilhar meu sentimento de revolta e indignação diante de um comentário preconceituoso proferido por um leitor da Folha de São Paulo após uma reportagem publicada no Facebook do jornal, intitulada “Ao lado de ministro, Carlinhos Brown apresenta a ‘caxirola’, a vuvuzela brasileira”. A reportagem é de hoje, 27 de setembro de 2012 (http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1160092-ao-lado-de-ministro-carlinhos-brown-apresenta-a-caxirola-a-vuvuzela-brasileira.shtml).

Pois bem, hoje à noite, após chegar em casa, entrei no facebook e comecei a ler, interagir e postar, como de costume. Vi que um amigo meu tinha curtido uma notícia da Folha e fui dar uma olhada…Logo na primeira parte dos comentários, dei de cara com a seguinte frase “macaco tem que se escravizado”, escrita exatamente assim. Olhei, olhei, e depois de um momento de inércia, comentei, no reservado, com o amigo que tinha curtido a notícia. Ele, também perplexo, havia lido a reportagem, mas não atentara para os comentários.

Pois bem, resolvi compartilhar e pedir orientação sobre como denunciar o cidadão por crime de ódio pela internet. Sei que existe um canal de comunicação da Polícia Federal exatamente pra isso, no entanto, gostaria que você, se pudesse, divulgasse ou me colocasse em contato com alguma organização ou movimento atuante neste sentido para que a denúncia fosse feita de modo mais formal, digamos assim.

Dei um print da página e do comentário e envio como anexo, ok?>

Obrigado e um abraço.

Facebook da Folha: https://www.facebook.com/folhadesp?ref=ts

Perfil do autor do comentário racista (Renner Rodrigues, de Manaus – AM): https://www.facebook.com/renner.imoveisonline?ref=ts


Clique na imagem para ampliá-la
______________
Publicidade