Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

07 de maio de 2009, 12h28

FORA GILMAR!

capangas

Meu amigo o cartunista Bira Dantas fez uma ótima charge para o fora Gilmar e o Conexão  Brasília-Maranhão gravou um vídeo e publicou muitas fotos do ato inédito ocorrido em Brasília onde cerca de 600 manifestantes pediram a cabeça daquela fábrica de habeas corpus para banqueiros bandidos.

É do Conexão que reproduzo o vídeo e o texto a seguir a seguir, para ver as fotos e ter acesso a mais vídeos do ato, não deixe de visitar o conexão e o blog Saia Gilmar!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zgO9tHB6-xI]

Por Rogério Tomaz Jr.

“Pelo menos seiscentas pessoas – cerca de trezentas no pico do ato – passaram no início da noite de hoje (6/5) pela Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), que reuniu manifestantes em ato público contra o ministro Gilmar “Dantas” Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atos simultâneos ocorreram em Belo Horizonte (MG) e em dois locais de São Paulo (SP).

Estive na Praça e registrei muitas fotos e vídeos. Ao final do texto segue uma amostra e daqui a pouco divulgo os links para a galeria completa aqui no blog.

As palavras de ordem – listo algumas abaixo – se dirigiam principalmente à dupla soltura do banqueiro condenado Daniel Dantas e às declarações contra movimentos sociais. O delegado Protógenes Queiroz foi exaltado, bem como o ministro Joaquim Barbosa.

O ato é inédito. Pela primeira vez na história do país, o presidente da Corte Suprema enfrenta reação popular pedindo a sua renúncia. Se o afastamento pode parecer ilusório agora, vale resgatar o exemplo do próprio Gilmar Mendes, quando começaram os protestos contra Collor de Mello em 1992: “Isso não vai dar em nada”, disse à época o atual Supremo Presidente do Supremo, como diz o Paulo Henrique Amorim.

Dezenas de funcionários do STF se aglomeraram na entrada principal do prédio – curiosos ou desejosos de engrossar o ato?

Algumas das palavras de ordem, inclusive as irreverentes, acompanhadas por apitaços:

“Fora Gilmar! Fora Gilmar!”
“Oh Gilmar Dantas, assim já é demais! Saia nas ruas e não volte nunca mais!”
“Queiroz, delegado do povo! Prende o banqueiro de novo!”
“Ão, ão, ão, larga a toga e vem na mão!”

Os manifestantes cantaram o hino nacional. Os organizadores distribuíram pirulitos, para “combater o amargor da injustiça”. E uma “bicicleta-de-som” reproduziu o áudio da célebre discussão na qual Joaquim Barbosa desnudou Gilmar “Dantas” Mendes.


Veja também:  Crime em Brumadinho: Gilmar suspende quebra de sigilo de ex-presidente da Vale

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum