Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

03 de julho de 2013, 16h34

Itamaraty já viveu tempos melhores: Nota atrasadíssima em repúdio ao sequestro de Evo a mando de Obama

Sobre a crise internacional provocada pelo presidente a serviço da arapongagem internacional leia também:

Pare, onde é que você pensa que vai Evo?

Breno Altman: Itamaraty envergonha o Brasil

 

Ministro Patriota expressa “repúdio” à retenção de avião de Evo Morales na Europa

Valor, Via Breno Altman

03/07/2013 15:27:52

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, telefonou nesta quarta-feira, 3, para o chanceler boliviano, David Choquehuanca, para expressar seu “repúdio” à retenção ocorrida ontem da aeronave que levava o presidente da Bolívia, Evo Morales, de Moscou a La Paz. O aparelho teve permissão negada para pouso e sobrevoo na França e em Portugal, em meio a suspeitas de que Morales levava consigo o americano Edward Snowden, procurado pelos Estados Unidos por vazar informações sigilosas.

Segundo o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, Patriota “manifestou repúdio à decisão de alguns países europeus de não autorizar sobrevoo para a aeronave do presidente Evo Morales”. Nunes destacou que Patriota não se referiu especificamente a nenhum país europeu.

Patriota falou com o colega boliviano desde a Holanda, onde faz uma escala na volta ao Brasil, depo is de participar de encontros com membros do governo da Ucrânia.

Segundo Nunes, Choquehuanca agradeceu a articulação que vem sendo feita pelo Brasil em conjunto com os demais países membros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) para tratar o assunto.

Ele informou que deve haver amanhã uma reunião da Unasul, “de nível presidencial e ministerial”, na cidade boliviana de Cochabamba para discutir o assunto. Uma outra possibilidade — menos provável, mas que também está sendo discutida — seria um encontro em Lima de ministros das Relações Exteriores da Unasul.

Mais cedo, a Unasul divulgou uma nota em que “rechaçou a perigosa atitude assumida por França e Portugal, ao cancelar intempestivamente a permissão de sobrevoo” à aeronave de Morales.

Morales ficou 13 horas retido na Áustria, para onde seu voo foi desviado. Neste momento, ele retorna a La Paz. O governo boliviano disse que os países europeus agiram por pressão dos Estados Unidos e classificou o episódi o como “sequestro” de seu presidente.

Veja também:  "Depende de articulação com os americanos", diz Dallagnol a Moro sobre nova fase da Lava Jato

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum