Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

03 de abril de 2014, 18h39

Levante da Juventude: Aqui mora um torturador: Aparecido Calandra = Ubirajara

Esses meninos do Levante da Juventude nos dá orgulho, são o que a juventude brasileira tem de melhor, como os guris do Canto Geral da São Francisco eles também lutam por Verdade e Justiça!

Aqui mora um torturador: Aparecido Calandra = Ubirajara

1º de abril, 50 anos após o golpe militar, o Levante Popular da Juventude escrachou Aparecido Laertes Calandra, mais conhecido como Capitão Ubirajara. Ex-delegado da polícia civil, Ubirajara trabalhou como assessor jurídico no DOI-CODI, um dos mais temidos centros de repressão política do regime militar, onde participou de diversas sessões de tortura.

Entre suas vítimas estão Darci Miyaki, Maria Amélia de Almeida Teles, Gilberto Natalini, Sérgio Gomes, Nilmário Miranda, Arthur Scavone e Adriano Diogo. Este último, atualmente deputado estadual e presidente da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo, relatou que sua principal especialidade era a tortura de mulheres.

Calandra também é acusado de participação nas mortes dos militantes Carlos Nicolau Danielli e Hiroaki, além de envolvimento na morte do jornalista Vladimir Herzog.

Atualmente, o aposentado capitão Ubirajara mora na casa 1 do número 176 da Travessa Professor Roberto Plínio Cozacioppo, na Vila Carioca, em São Paulo. Ali mora um torturador.

Leia também

Alunos do Direito da São Francisco lavaram a alma brasileira e democrática repudiando Gualazzi

“Vocês vão ser torturados com algumas verdades aqui”, avisou Bolsonaro; e o Congresso lhe virou as costas

Memórias da ditadura militar de Alexandre Padilha, ex-ministro da saúde e o próximo governador do estado de São Paulo

Ditadura Militar e genocídio indígena

Levante Popular da Juventude escracha o coronel torturador Brilhante Ustra

A mídia monopolizada – O Globo, JB, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo etc – apoiou o golpe de 1964 que depôs o presidente João Goulart

Ditadura Militar e genocídio indígena

Levante da Juventude: Aqui mora um torturador: Aparecido Calandra = Ubirajara

Veja também:  Bolsonaro extingue órgão de combate à tortura do governo federal

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum