Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

07 de julho de 2010, 21h57

Lula no continente africano: parcerias políticas e econômicas

Assisti a entrevista de Lula na TV Brasil, antes de o presidente embarcar para uma nova viagem ao continente africano. Foi uma ótima entrevista, mas infelizmente, a TvBrasil não disponibilizou no seu canal do youtube.

Lula pensa grande e quer que o Brasil ocupe uma posição no mundo de acordo com seu tamanho e real importância. Bom para o Brasil,  bom para nós, bom para o continente africano, bom para o mundo, pois o governo brasileiro vem estabelecendo novas bases nas relações internacionais mostrando que é possível desenvolver o próprio país e não sangrar os demais, mas compartilhar tecnologia, perdoar dívidas absurdas e investir igualmente no desenvolvimento de países irmãos.

Reproduzo um trecho dos vários posts da cobertura do blog do Planalto sobre esta viagem ao continente africano.


Viagens internacionais

“Um mercado estratégico de 126 milhões de consumidores no Leste da África

Lula acaricia a cabeça de um leão empalhado sendo observado pelo presidente Kibaki. Foto: ricardo Stuckert/PR

Em visita ao Quênia, o presidente Lula voltou a destacar a importância do mercado do Leste da África para produtos brasileiros. Após se reunir com o presidente do Quênia, Mwai Kibaki, no Palácio do Governo, em Nairóbi, Lula observou que os países do bloco são um importante atrativo para empresas brasileiras, já que têm população de 126 milhões de consumidores.

“Estou realizando um sonho de poder visitar o Quênia para descobrir a quantidade de oportunidade que existe para fazer negócio. Saber aquilo que podemos comprar, aquilo que podemos vender e aquilo que podemos produzir juntos, inclusive com transferência de tecnologia.”

Lula iniciou a agenda de trabalho participando de reunião com autoridades quenianas. Numa das salas do palácio, o presidente tocou num leão empalhado e fez pose para foto. Depois, comentou que o “leão estava manso”. Em seguida à reunião, se deu a assinatura de atos na área externa do palácio. Kibaki proferiu o primeiro discurso, enaltecendo a importância do Brasil e do trabalho que vem sendo desenvolvido no continente africano tendo o presidente Lula como uma das lideranças mundiais na defesa da África.

(…)

Após a reunião no State House, Lula se deslocou até um hotel para participar da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Quênia. Em seguida, a delegação brasileira participa de almoço oferecido pelo presidente Kibaki.

Veja também:  AO VIVO: A íntegra da entrevista de Lula ao The intercept Brasil

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum