Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

19 de janeiro de 2013, 17h40

No ABCD polícia militar reprime manifestação do MPL contra aumento de passagens

Na tarde desta sexta-feira, dia 18, cerca de 500 pessoas se reuniram em frente à estação Santo André da CPTM para protestar contra os aumentos na tarifa de ônibus em toda região do ABC (incluindo Diadema, Mauá e Ribeirão Pires). Em todas essas cidades, o preço das passagens subiu para R$3,30 no início do ano (com exceção de Diadema, onde o valor está em R$ 3,20). Os manifestantes marcharam até a sede do Consórcio Intermunicipal das empresas de ônibus da região, que no fim de 2012 teria proposto aos prefeitos eleitos uma tarifa única para todo ABC. O protesto se encerrou na estação de trem, onde manifestantes tentaram pular as catracas. A Polícia Militar imediatamente iniciou a repressão, atacando-os com balas de borracha, cassetetes e bombas de estilhaço. Neste momento, há 9 detidos e 15 feridos.

Histórico Este é o terceiro protesto contra o aumento das passagens que acontece na região. No último sábado, cerca de 800 manifestantes que bloqueavam a entrada do Terminal Centro de Mauá foram reprimidos pela PM e pela cavalaria da Guarda Civil Metropolitana. 3 foram presos e 20 feridos. As manifestações continuarão até a tarifa abaixar.

Contato: Mateus (Movimento Passe Livre) 999491686

MPL – São Paulo “Por um transporte público, gratuito e de qualidade para o conjunto da população; fora da iniciativa privada!”

Veja também:  Polícia Militar reprime manifestação da Greve Geral no Rio de Janeiro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum