Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

07 de outubro de 2012, 02h09

Pedro Cardoso: É hora da elite brasileira ceder!

Fantástica a fala de Pedro Cardoso para o programa Espelho de Lázaro Ramos.

Francisco Antero fez a transcrição

Em atenção aos(às) companheiros(as) surdos(as) eu transcrevi as palavras do Pedro Cardoso, onde o mesmo tece comentários sobre cotas raciais e sua importância.
.
“(…) Sempre age atendendo a um interesse seu, mas se você é honesto você correlaciona o teu interesse com o interesse maior da coletividade no qual você está inserido, se não você vira um facista.
.
E às vezes o seu interesse diverge do interesse coletivo. Essa é a hora difícil da vida. Essa é a hora de você ceder. Essa é a hora de eu dizer: — Isso era bom para mim.

Por exemplo, a questão da cota na universidade, talvez é a hora da elite brasileira ceder. É bom botar os negros na universidade majoritariamente no Brasil? É! Ou no curso de nível técnico, na escola primária, ou em todos os lugares.
.
Não dá para dizer que eu, eu com esta história branquinha parto do mesmo lugar que um menino que nasce na favela (…) vindo com esta história de escravidão que tem no Brasil. Não dá para dizer que as minhas filhas Yennes tão tendo a mesma oportunidade na vida. Esse cara tem 350 anos de opressão, de humilhação, de ofensa.
.
A minha filha nasce, Lázaro, ela não tem essa sensação da vida. Um menininho preto brasileiro muito cedo, ele sabe a cara do tapa, na cara, da polícia. Entendeu? As minhas filhas não. Então na hora que chega na universidade, eu acho muito justo que se tenha que corrigir isso. Se possível muito antes. Mas se não é possível corrigir tão antes, que se corrija pelo menos ali.”

_____________
Publicidade