Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

22 de março de 2015, 12h22

Pesquisa da Perseu Abramo traça perfil dos manifestantes de 13/03 e 15/03

Recomendo fortemente examinar a pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo nas duas manifestações ocorridas em março deste ano.

Características da pesquisa: quantitativa, realizada face a face, com aplicação de questionário estruturado, de cerca de 10 minutos de duração, composto por questões fechadas.
Universo da pesquisa: Público presente nas manifestações dos dias 13 e 15 de março na Av. Paulista, em São Paulo.
Amostra: 305 entrevistas no dia 13 e 534 entrevistas no dia 15
Margem de erro: A margem de erro para a amostra do dia 13 é de 5.4 pontos percentuais e para a do dia 15
é de 4.13 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Data de campo: 13 e 15 de março de 2015.
Realização: Núcleo de Estudos de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo
Objetivos: Conhecer o perfil dos manifestantes e seu posicionamento político, bem como suas percepções e expectativas frente ao momento atual do governo

Destaquei alguns resultados que podem surpreender tanto os manifestantes do 13/03 como os do 15/03. O resultado de todos os gráficos podem ser acessados no site da Pesquisa da Fundação Perseu Abramo.

Em relação a alguns tabus, a esquerda que se manifestou em 13/03 se posiciona mais firmemente contra a prisão das mulheres que abortam, contra regimes ditatoriais, contra a pena de morte e no Brasil e a favor do direito a adoção para casais LGBT, e pela retirada de crucifixos de órgãos públicos.
semelhanças 4

Outras diferenças podem ser apontadas:

Embora a maioria da população dos manifestantes das marchas do dia 13/03 e 14/03 se declarem branca e católica, há mais pretos e pardos na marcha da esquerda, lembrando que a pesquisa foi feita exclusivamente nas marchas da cidade de São Paulo.

CORRAÇAESQUERDAMAISPRETA E MAIS ATEIA
Claramente a marcha do dia 13/03 mostra a prática de uma cultura política maior, seja pela participação em sindicatos, partidos políticos, entidades estudantis, associações de moradores ou movimentos sociais, o envolvimento dos manifestantes da marcha do dia 15/03 com instituições democráticas da sociedade civil é muito pequeno ou inexistente. Basta ver que o maior índice de manifestantes do dia 15/03 envolvidos com algum grupo relacionado à cultura política é de apenas 8% e com grupo religioso.

Talvez isso explique em parte as preferências partidárias das duas marchas a do dia 13/03  em sua maioria votou na Dilma e a do dia 15/03 em Aécio Neves; as expectativas em relação ao governo Dilma da marcha do dia 13/03 são mais altas e com maior grau de confiança, enquanto a do dia 15/03 mostram o desejo de um terceiro turno (não votaram em Dilma, e não querem Dilma);  a ideia sobre corrupção dentre outros aspectos que exigem uma cultura política maior sobre não apenas o sistema político do país, como conhecimento dos regimes democráticos, pós ditadura militar é bastante simplória. Mas algo que chama atenção, embora o dia 15/03 seja anti-Dilma e anti-PT, e embora tenham votado em Aécio eles não apresentam nenhum partido de preferência, nem o de Marina Silva. Entre os manifestantes do dia 15/03 apenas 32% declaram preferência ao PSDB e 43% apontam que nenhum partido dos existentes o atraem.
culturapolítica diferenças1 diferenças2 diferenças3 diferenças4 diferenças5 diferenças6 diferenças7 diferenças8 diferenças9impeachment diferenças10preferênciapartidária

Há semelhanças entre as duas marchas.

Por exemplo: o interesse demonstrado pela política é grande entre os manifestantes das duas marchas:

semelhanças5interesse na política

Há outras semelhanças interessantes, vamos a elas:

A INTERNET é o principal meio de informação, com vantagem de amplo uso para a marcha do dia 15/03
opesodainternte

 

Tanto na marcha do dia 13 como do dia 15 a maioria é masculina e de jovem com leve vantagem para a marcha do dia 15 que mobilizou mais mulheres e jovens que a marcha do dia 13.

perfilesquerdamasculinaevelha

 

A defesa do regime democrático é comum para as duas marchas com leve vantagem para a marcha da esquerda.semelhanças1

 

 

Em relação à convivência de ideologias diversas, a esquerda do dia 13/03 é mais democrática em aceitar a decisão da maioria e na ideia mais ampla que a política é o espaço da disputa e que é legítimo tentar convencer o outro sobre suas ideias:semelhanças2

semelhanças3

Há semelhanças também no número de membros por família e na condição da população economicamente ativa tanto na Marcha do dia 13 como na do dia 15/03, mais de 80% dos manifestantes fazem parte da população economicamente ativa:

SEMELHANÇASPOPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum