COMPRE JÁ
13 de junho de 2018, 12h20

Boechat entra desinformado no ar, ignora retratação do Vatican News e ataca sites progressistas

A Agência Lupa teve a sua tese desmontada e o veterano jornalista Ricardo Boechat foi pro ar sem checar a informação, regra básica de um jornalismo honesto

O jornalista Ricardo Boechat ignorou retratação de Vatican News e, em seu comentário na Band News da manhã desta quarta-feira (13), criticou o Brasil 247 e outros sites progressistas, ao citar o caso do advogado Juan Grabois, que veio ao Brasil trazer um terço abençoado pelo Papa e foi impedido pela Polícia Federal de entregá-lo ao ex-presidente.

“Aqui no Brasil divulgaram há poucos dias muitos sites ligados ao campo da esquerda, tem um que é um 248, 249, uma besteirada qualquer, [dizendo] ‘religioso é impedido de entregar terço abençoado pelo Papa a Lua, que o Papa mandou para Lula, não deixaram o emissário do Papa entregar o terço benzido pelo Papa a Lula, que maldade’. Aí ontem o Vaticano disse ‘não tem esse negócio de emissário do Papa entregando nada para o Lula não”, disse Boechat em comentário na Band News.

Boechat, no entanto, ao fazer o seu comentário, não levou em conta a retratação do próprio Vatican News, que confirma a notícia divulgada pela Fórum, 247, entre outros veículos, de que o advogado Juan Grabois veio sim trazer a Lula um terço abençoado pelo pontífice assim como palavras do Papa Francisco.

Boechat prosseguiu: “O Papa abençoa ou benze tantos terços quanto levarem para ele, recomenda em geral que sejam dados a prisioneiros no mundo, independentemente da situação específica de cada prisioneiro. Não houve nesta visita deste cavalheiro nenhuma missão específica do Papa. Aí esse site e outros da mesma linha blá, blá, bla, ‘depois de Lula, agora a imprensa brasileira censura o Papa’, são uns malucos completos”, disse o jornalista.

O desmentido foi desmentido. A acusação de Fake News virou a Fake News. A Agência Lupa teve a sua tese desmontada e o veterano jornalista Ricardo Boechat foi pro ar pra falar “uma besteirada qualquer, na mesma linha blá, blá, bla” de sempre, sem checar a informação, regra básica de um jornalismo honesto.

Entenda o caso em detalhes aqui.