Pesquisador do interior do Ceará lança venda de pôsteres para conseguir cursar doutorado

"Infelizmente, a Universidade não foi pensada para pessoas sertanejas como eu. Então, entrar nesses espaços carece de muito esforço para conseguir concluir o ciclo", disse Daniel Macêdo à Fórum

Daniel Macêdo | Foto: Arquivo Pessoal
Escrito en BRASIL el

Após ser aprovado em processos seletivos de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), o jovem pesquisador e jornalista Daniel Macêdo, de 26 anos, morador de Iguatu (CE), decidiu vender pôsteres fotográficos para conseguir prosseguir com seus estudos.

Filho de mãe agricultora e pai caminhoneiro, ele foi o primeiro da família a acessar educação superior e o único de escola pública ne sua cidade natal, Iguatu, a ser aprovado na Universidade Federal do Ceará em 2011. Daniel se formou em Comunicação Social – Jornalismo em 2017 e cursou mestrado em Comunicação na mesma instituição.

“Em meio aos constantes cortes governamentais nas bolsas, nas agências de fomento e nos programas de pós-graduação, há incerteza sobre a real disponibilização de medidas para permanecer nos programas”, explica Daniel ao considerar a inciativa da venda de pôsteres como “passo importante para poder estudar”.

"Permanecer na Universidade sempre foi um desafio e tenho consciência da importância das políticas de moradia estudantil para que eu pudesse concluir a minha formação”, narra.

O pesquisador, que também é fotógrafo e documentarista, lançou o perfil Transitório no Instagram com fotografias autorais desenvolvidas durante monitoria em fotojornalismo na UFC. Abordando a ocupação dos espaços públicos, “o trabalho busca compor uma representação pública das cidades a partir dos perfis que a ocupam, constituindo, a partir da fotografia, exercício de cidadania e de figuração no imaginário sobre os espaços”.

São essas as imagens dos pôsteres, que podem ser adquiridos por valores livres a partir da plataforma Benfeitoria, sendo possível doação mínima de R$ 20,00 com finalidade de contribuir com a trajetória formativa e de R$40,00 para obter um dos exemplares.

Ele conta que a ideia de vender os pôsteres surgiu do professor Elian Machado, responsável pelas disciplinas de imagem do curso de Jornalismo da UFC. "Elian sempre insistiu muito que eu devia circular esse trabalho nos canais de fruição em artes visuais e, com a aprovação [no Doutorado], propôs a ideia e eu achei genial", disse Daniel.

Questionado pela Fórum se já teria tomado a decisão se pretende ir para a UFF ou a UFMG, Daniel hesitou e disse que está "avaliando as condições permanência e de bolsas em ambas as instituições".

"Infelizmente, a Universidade não foi pensada para pessoas sertanejas como eu. Então, entrar nesses espaços carece de muito esforço para conseguir concluir o ciclo. Independente de onde venha a me matricular, já considero que não será fácil e, com bolsa, terei um suporte para lidar com as adversidades de estar longe de casa e num centro urbano", declarou.

"Em janeiro, com os editais de bolsa, tomarei decisão", finalizou.

Na UFF, ele foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, único no país com essa abordagem. Já na UFMG, ele ficou em primeiro lugar no PPG em Comunicação Social, um dos três programas com
melhor classificação do país segundo a CAPES.

ACESSE AQUI A VAQUINHA LANÇADA POR DANIEL MACÊDO